Tecnologia

54 Horas, um problema e uma solução.

Confira como funciona um evento de criação de Startups.

Confira como funciona um evento de criação de Startups.

Texto e edição: Bernado Marucco, Erickson Stocker e Lucas Filus

Eventos educacionais que fomentam novos negócios já são bem explorados em países de primeiro mundo. No Brasil, esse tipo de mobilização vem ganhando espaço. Você provavelmente já ouviu ou leu a palavra Startup em algum lugar, pois bem, as Startups são criadas a partir de uma ideia, uma equipe comprometida em torna-la real e um investimento inicial. Ela, essencialmente, tem que gerar um crescimento rápido e com custos baixos.

Nos dias 24,25 e 26 de março, Florianópolis recebeu pela primeira vez um evento de Startups com temática Governo. O objetivo da Startup Weekend Gov, promovido pela empresa Techstars em parceria com o núcleo tecnológico da UFSC, é o de promover a criação de soluções tecnológicas para cidadão ou profissionais relacionados aos órgãos governamentais.

Para tornar as soluções uma realidade, o modelo desenvolvido pela Google traz o conceito de desenvolvimento inicial de Startups em um período curto, de 54 horas. São três dias muito produtivos, com equipes divididas em cada projeto e palestras durante esse tempo.

Antes de botar a mão na massa, toda pessoa inscrita previamente na SWG (Startup Weekend Gov) tem sessenta (60) segundos disponíveis para apresentar uma ideia. Os jurados e investidores presentes escolhem as melhores e então as equipes são formadas. Não tem muita regra, o participante que se identificar com alguma das soluções escolhidas se junta à equipe e trabalha junto no projeto até no último dia.

Ao final da produção, os grupos apresentam para os jurados e investidores as Startups criadas, já com um corpo básico, como site, aplicativo e demais ferramentas criadas nas 54 horas.  Vencem as três melhores, com possibilidade de saírem com investimento inicial e uma equipe de desenvolvimento formada.

O grupo vencedor foi o que desenvolveu um aplicativo que faria a conexão do cidadão com os órgãos de segurança pública. Intitulado “Vigília” a ferramenta busca facilitar o contato entre pessoas sob circunstâncias adversas e os agentes de segurança, como bombeiros e policiais.

17505243_1626582607355187_4957968842861177694_o
“Vigilia” – Equipe Vencedora (Foto: Thaynan Mariano Costa)

Um dos desenvolvedores do aplicativo, o designer Caio da Graça Tirado, falou sobre sua experiência no evento, dizendo que o seu principal estímulo em participar desse tipo de evento é o de buscar novas formas de se adquirir renda. Para ele, eventos como esse “só fazem esse mundo crescer e se aprimorar, fazendo com que cada vez mais problemas sejam resolvidos, ao mesmo tempo em que movimentam a economia”.

Tony Celestino, responsável pela empresa Techstars no Brasil, afirma que antes de pôr em pratica o desenvolvimento de qualquer projeto de startup, se faz necessária uma fase de “validação” da ideia. Que consiste basicamente em investigar no mercado o que se faz necessário, quais os problemas e dores da sociedade ou público alvo. Só depois dessa validação é que o projeto deve ser pensado. “Antigamente se desenvolviam produtos que eram lançados para o público consumidor, sem saber muito do que ele realmente precisava, com o sistema de validação atual, perde-se menos tempo e aumentam-se as chances de sucesso. ”

17239829_980226325411144_7933059354662862877_o
Material disponibilizado pelo evento para ajudar na produção do projeto. (Foto: Startup Weekend Gov)

Confira, no vídeo produzido pela organização, como foram as apresentações finais dos projetos produzidos no evento:

Apresentações Finais

Para saber mais sobre o evento e ficar por dentro de novos eventos como esse, acesso o blog do SWG, no link:

Blog SWGFloripa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s