Esportes Notícias

Igualdade de gênero no esporte de Itajaí

Das 18 modalidades da fundação de esportes local, apenas a ginástica rítmica é praticada por um único naipe: o feminino.

Equipe de karate conquista cinco medalhas no Brasileiro_67719-Fotógrafo(a) - Divulgação.jpg
Equipe de Itajaí conquistou medalhas no karatê (Foto: Divulgação / FMEL)

Texto: Elyson Gums e Rodrigo Rodrigues

A afirmativa de que os esportes são em maioria praticados por homens não se concretiza em Itajaí. Pelo contrário. Das 18 modalidades que representaram o município nos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), Joguinhos e Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), apenas uma não tem os dois gêneros. Na cidade portuária, a ginástica rítmica é praticada apenas por mulheres.

Fabiana Pace Niedzwiedz, da Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Itajaí (FMEL), é a professora desse esporte exclusivo para as meninas. De acordo com a profissional, há esportes que contemplam características para um tipo de gênero, mas tudo pode ser adaptado. “A ginástica rítmica exalta a delicadeza da mulher. Característica, inclusive, que está faltando hoje em dia. Porém, existem homens que fazem a ginástica rítmica de uma forma muito bonita, há como se adaptar”, garante. A professora ainda afirma que a prática por elas não é menos forte ou tampouco inteligente do que os homens. Confira no áudio a seguir:

Modalidades e gêneros dos esportes da Fundação:

Atletismo – Masc/Fem

Basquete – Masc/Fem

Bolão – Masc/Fem

Futebol campo – Masc/Fem

Futsal – Masc/Fem

Ginástica artística – Masc/Fem

Ginástica rítmica – Fem

Handebol – Masc/Fem

Judô – Masc/Fem

Karate – Masc/Fem

Natação – Masc/Fem

Taekwondo – Masc/Fem

Tênis de campo – Masc/Fem

Tênis de mesa – Masc/Fem

Triathlon – Masc/Fem

Vôlei de praia – Masc/Fem

Vôlei de quadra – Masc/Fem

Xadrez – Masc/Fem

Seletiva busca novos talentos para equipe de futsal feminino_67688.jpg
Modalidade futsal tem nos dois gêneros em Itajaí (Foto: Divulgação / FMEL)

O município, localizado no litoral centro norte de Santa Catarina, é conhecido por grandes conquistas no esporte em nível nacional e internacional. Na última semana, por exemplo, os atletas da Fundação conquistaram cinco medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê disputado em Caruaru, Pernambuco. Já em nível internacional, a última disputa da FMEL foram os Jogos Parapanamericanos, em São Paulo. Em uma das principais disputas do continente, três medalhas de ouro foram conquistadas para Itajaí.

“Em reunião com o prefeito, procuramos dar uma prioridade. Todas as modalidades são obrigadas a ter polos e escolas e praças de Itajaí, para que todos os alunos tenham a oportunidade de representar nossa cidade”, explica o diretor de rendimento da FMEL, Célio Amorim. O diretor fala mais sobre as contemplações de atletas e técnicos que representam a cidade. Confira:

Cerca de 250 esportistas são contemplados com o Bolsa Atleta, programa de manutenção pessoal mínima. Somando os não bolsistas, a FMEL conta com aproximadamente 400 atletas de alto rendimento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s