Comportamento

Tatuagem vegana: agora é possível pintar a pele sem produtos de origem animal

Novidade no mundo das tatuagens, técnica consiste em utilizar materiais que não tenham origem animal e nem sejam testados neles

Novidade no mundo das tatuagens, técnica consiste em utilizar materiais que não tenham origem animal e nem sejam testados neles

Texto: Alexsandra de Souza, Kamila Dias e Suelen Oliveira

Aderir ao estilo vegano é mais do que uma escolha, é aceitar um novo estilo de vida. Diferente dos vegetarianos, os veganos restringem todo e qualquer produto de origem animal, seja ele alimentício, de vestuário ou qualquer outra área. Entre os usuários cadastrados no site Mapa Veg, referência no Brasil, são cerca de 14 mil vegetarianos, 6.500 veganos e 1.900 simpatizantes.

As tatuagens já se tornaram grandes tabus. Pessoas tatuadas já sofreram preconceito por tê-las. Esse cenário vem mudado aos poucos e, como tudo tende a evoluir, essa arte não ficou para trás. Por se tratar de um desenho permanente sobre a pele, muitas pessoas pensam muito no que será feito. Cuidados sempre são importantes, desde a escolha do tatuador até como será feita.

Uma novidade para os adeptos deste estilo de vida são as tatuagens 100% veganas. A técnica consiste em utilizar apenas materiais que não sejam feitos com animais ou testado neles. Esse material vai desde a lâmina de barbear até os produtos que serão utilizados para cicatrização. Uma das coisas mais curiosas é que alguns dos itens utilizados para fazer as tatuagens não veganas são feitos ou compostos por algum material animal.

A tinta preta contém em seu composto ossos de animais queimados que, após moídos, liberam o pigmento. O solvente tem em sua composição glicerina. Para as tatuagens veganas, o cuidado é tomado em cima de que tipo de glicerina é. Para esse tipo de tatuagem, é necessário que seja glicerina vegetal. Alguns dos pigmentos podem conter goma laca que é obtida de insetos. Até mesmo alguns dos cremes hidratantes são fabricados com óleo de fígado de bacalhau. Além desses itens, tem-se o cuidado com a procedência dos materiais utilizados.

Jornal O Flu 3
Nathália Stern, 23 anos, faz tatuagens veganas há 2 anos


A tatuadora Nathália Stern, 23 anos, é de São Gonçalo e está no ramo há 2 anos. E desde que começou utiliza material vegano. Quando começou a tatuar já era vegetariana há 4 anos. Ela explica que não existe uma técnica diferente apra tatuagens veganas, é igual às outras tatuagens, o que muda é o material utilizado e a procedência dele.

O resultado final da tatuagem é semelhante ao estilo comum. A demanda ainda é pouca, apenas os próprios veganos que conhecem mais sobre o assunto. A autorização para fazer as tatuagens veganas são as mesmas para os demais estilos. Os cuidados também não diferenciam, como restrição na alimentação e tratamento com pomada. O principal item para fazer a tatuagem, segundo Nathália, é ter consciência do que está fazendo e utilizando, iniciativa e acima de tudo estudo. 

17636749_1301397239941602_2012660921391298668_o
Tatuagem feita pela Nathália Stern


Na região do Vale do Itajaí, o estilo é praticamente desconhecido, apenas uma tatuadora está treinando a técnica, montando estúdio e esperando as autorizações.

A pedagoga e blogueira Deborah Sá, 30 anos, é vegana desde 2008 e fez a tatuagem vegana em 2012. Quando optou por ser vegana sentiu muita diferença, do ponto de vista da saúde e da disposição. Com o passar do tempo, notou que o ostracismo social pesou demais. “É complicado sentir que sistematicamente você não partilha mais da comida com seus familiares e amigos da mesma forma que antes”.

Em relação à tattoo, manteve os cuidados com os materiais utilizados na hora de fazer a tatuagem e, após fazer, não teve nenhum cuidado além de lavar com sabonete Phebo, no banho. Desde 2016, ela é ovo-lacto.

Para conhecer um pouco mais e tirar algumas dúvidas, o Flavio Giusti tem um canal sobre vegetarianos e fez um vídeo com o tatuador Rony Hall para esclarecer o que é exatamente uma tatuagem vegana. Confira o vídeo abaixo:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s