Esportes

Torneio reforça hegemonia de Itajaí no tênis catarinense

Se o futebol da cidade peixeira não anda muito bem, o trabalho com os tenistas nas quadras do Itamirim rende diversas conquistas e reconhecimento nacional

Se o futebol da cidade peixeira não anda muito bem, o trabalho com os tenistas nas quadras do Itamirim rende diversas conquistas e reconhecimento nacional

Texto: Bernardo Marucco, Lucas Filus e Erickson Stocker

O último fim de semana de abril foi de muito tênis nas quadras de um grande clube itajaiense. Quase 300 atletas representaram 28 associações de Santa Catarina na largada do Estadual Interclubes por Classe, o Interclasses. Entre os dia 28 e 30 de abril, cerca de 100 partidas aconteceram nas quadras do Itamirim Clube de Campo com tenistas de diversas entidades catarinenses.

Entre elas, uma equipe soube aproveitar muito bem a vantagem de jogar em casa. Representando o tênis de Itajaí, a ADK Tennis Itamirim conseguiu o troféu de campeã em oito das doze categorias disputadas. Destaque para os três títulos conquistados com jovens tenistas, que estão no começo de suas carreiras.

Na 1ª Classe Masculina Simples, André Cezar, Guilherme Diniz, Leonardo Frederico e Matheus Comunello tem menos de 20 anos de idade e jogaram pela ADK, levando o prêmio máximo na categoria mais complicada da competição. Jogando contra adversários sem limite de idade e expêriencia, o iniciante André comentou sobre sua participação no torneio. “Aproveitei a fragilidade dos adversários em cada partida para construir minhas vitórias. Jogar em casa também ajudou, com o apoio dos meus treinadores”, explicou o atleta.

Diniz, Cezar, Frederico, Comunello e Clóvis Bueno (Treinador)
Diniz, Cezar, Frederico, Comunello e o treinador, Clóvis Bueno (da esquerda para a direita)/Foto: Divulgação ADK Tennis

Com apenas 18 anos, André largou a vida tranquila na sua cidade natal, Cascavel, no Paraná, tudo pelo sonho da profissionalização com o tênis, enxergando uma oportunidade em Itajaí. Seguindo o mesmo caminho dele, vários outros jovens tenistas também escolheram a ADK Tennis como clube formador.

Outro time da equipe itajaiense que se deu bem foram os garotos da 2ª Classe Masculina até 34 anos. Guilherme Brizuela, Benjamin Poli, Emmanuel de Almeida e Lucas Bundyra subiram no lugar mais alto do pódio, feito também alcançado pela ADK na categoria 3ª Classe Masculina até 34 anos. O time foi formado por Bruno Schmitt, Felipe Ferrer, Lucas Bonini e Salvador Rinaldi. Um fato curioso é que nenhum dos atletas citados neste parágrafo tem mais de 24 anos, bem abaixo do limite de idade da categoria.

Brizuela, Poli, Douglas Oliveira (treinador), Bundyra e
Brizuela, Poli, Douglas Oliveira (treinador), Bundyra e Almeida (da esquerda para a direita), campeões da 2ª Classe/ Foto: Divulgação ADK Tennis

Para Ivan Kley, diretor da ADK Tennis, os resultados conquistados na primeira etapa do Estadual Interclasses são absolutamente normais. “Aproveitamos a vantagem de jogar em casa, mas não foi nada incrível. Pegando as equipes aqui do Estado, sempre estamos entre as melhores. Então, fizemos o nosso dever nessa competição,” falou Kley.

Ele ainda acrescentou que três tenistas da ADK estão na Espanha, jogando competições da Série Futures pela ITF (International Federation of Tennis). “Temos o Marcelo Zormann, o Eduardo Ribeiro e o Rafael Matos atuando em Lleida (cidade espanhola) pelo F12 (sigla do torneio). Essas viagens também são comuns para os nossos atletas, eles têm que estar acostumados se quiserem seguir no tênis profissional,” concluiu o ex-jogador, nascido no Rio Grande do Sul.

Reflexos na economia

Experiente na modalidade, Cláudio Ribeiro Werner é o diretor de tênis do Itamirim. Para o dirigente, o ganho da competição vai além do esporte e o município também é beneficiado. “Além dos mais de 100 tenistas que participaram do Estadual Interclasses, estes vêm com família, amigos e torcedores. Hotéis, bares e restaurantes também foram beneficiados. São mais de mil pessoas consumindo o comércio de Itajaí”, ressalta

Em números totais, 98 partidas aconteceram nas quadras do Itamirim Clube de Campo. Além da ADK Tennis, a Federação Catarinense de Tênis (FCT) organizou a competição em Itajaí.

Estadual ADK - Bernardo Marucco (26)
Quadras do Itamirim Clube de Campo, em Itajaí, foram tomadas pelo tênis nos três últimos dias de abril/Foto: Bernardo Marucco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s