Política

Mais cidades da região se organizam para o recadastramento biométrico do eleitor

Eleitores tem até o final do ano para atualizares os dados com a Justiça Eleitoral. Na primeira semana Balneário Camboriú e Itajaí tiveram grande procura.

Eleitores tem até o final do ano para atualizar os dados com a Justiça Eleitoral. Na primeira semana Balneário Camboriú e Itajaí tiveram grande procura. 

Texto: Kerolaine Rinaldi e Helena Moreira

Chegou a vez de mais oito municípios de Santa Catarina fazerem o recadastramento biométrico do título de eleitor. O objetivo da atualização do documento é promover mais segurança no processo eleitoral. Quem vota nos municípios de Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí, Brusque, Guabiruba, Jaraguá do Sul, Corupá e Botuverá deve se dirigir ao cartório eleitoral de sua cidade para a coleta dos dados até o dia 7 de dezembro.

Em Balneário Camboriú, em apenas uma semana, 10% da população já fez o recadastramento. De acordo com o Chefe do Cartório, Leonardo Marcelino de Godói, além do número significativo de títulos atualizados, a fila de agendamentos também está grande. No município de Itajaí, a situação não é diferente. Quem procura agendar um horário para ficar em dia com a Justiça Eleitoral, só encontra datas para o mês de junho.

mapa
Imagem: TRE/SC
É preciso agendar?

Sim, para fazer o recadastramento, o eleitor das cidades onde ele é obrigatório deve agendar seu atendimento pelo site do Tribunal Regional de Santa Catarina (TRE/SC). Os cartórios só fazem o atendimento no período da tarde, entre o meio-dia e às 19h.

O que é preciso para fazer o recadastramento?

Para fazer o recadastramento biométrico, o eleitor deve comparecer no cartório onde agendou o atendimento munido de Identidade, CPF e comprovante de residência atualizado. O comprovante de residência só será aceito se tiver menos de três meses. O Técnico Judiciário do cartório de Itajaí, Cristiano Duretto, esclarece que caso o cidadão não possua o comprovante no seu nome, é aceito o documento no nome de parentes de até terceiro grau. Os jovens do sexo masculino que forem fazer o título de eleitor pela primeira vez durante 2017 devem levar também o comprovante de quitação com as Forças Armadas.

O que acontece se eu perder o prazo?

Os eleitores dos oito municípios catarinenses que perderem o prazo e não fizerem a biometria terão o título de eleitor cancelado. Com o documento cancelado, esses cidadãos não poderão prestar concursos públicos ou assumir cargos públicos, não conseguirão solicitar passaporte ou nova carteira de identidade, não poderão fazer empréstimo em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, não obterão certidão de quitação eleitoral, não praticarão  qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda e não poderão solicitar matrícula em uma instituição de ensino fiscalizada pelo governo.

IMG_20170428_121747584

Como funciona o recadastramento?

De acordo com Leonardo, o processo de biometria é simples. Além da confirmação do endereço do munícipe, é coletada a assinatura da pessoa, a fotografia e as impressões digitais. O procedimento é gratuito e rápido. Além dos oito municípios onde o recadastramento é obrigatório, os eleitores de cidades da região como Itapema, Porto Belo e Bombinhas podem se dirigir aos cartórios de suas cidades voluntariamente para fazer o procedimento.

Vale a pena deixar para a última hora?

Cristiano e Leonardo pedem aos eleitores que façam seu agendamento o quanto antes, pois isso evitará filas em dezembro. Mesmo com a grande procura, os cartórios se preocupam com o fato de muitas pessoas deixarem para fazer o cadastramento nos últimos dias, o que geraria uma sobrecarga desnecessária, visto que há oito meses para isso.

Onde fica o cartório de minha cidade?

Itajaí – Rua José Eugênio Müller, 406 – Vila Operária (Não há mais atendimento junto ao fórum da Rua Uruguai.)

Balneário Camboriú e Camboriú – R. 2850, 470 – Centro, Balneário Camboriú

Brusque, Guabiruba e Botuverá – R. Humberto Mattiolli, 78 – Centro de Brusque

Jaraguá do Sul e Corupá– Av. Mal. Deodoro da Fonseca, 1188 – Centro de Jaraguá do Sul

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s