Arte e Cultura

Novos olhares sobre o conhecido e o desconhecido

Navegantes e Itajaí receberam exposições fotográficas que encantaram os visitantes. As fotos desconstroem o imaginário através de uma versão diferente das habituais

Navegantes e Itajaí receberam exposições fotográficas que encantaram os visitantes. As fotos desconstroem o imaginário através de uma versão diferente das habituais

Texto e edição: Dieize Coimbra, Marília Cordeiro e Victória Severo

 “Nalgum Lugar” é o título da exposição fotográfica de Sandra Coelho, exposta na Galeria de Arte Elson Renato dos Santos, da Fundação Cultural de Navegantes, durante o mês de março. A exposição apresentou uma seleção de fotografias com enquadramento que vai além do olhar comum e mostra a harmonia entre a natureza e o homem, o contraste.

Formada em Psicologia, a artista Sandra Coelho trabalha com teatro, performance, fotografia e literatura. “Sem essas atividades, não conseguiria me expressar no mundo”. Segundo Sandra, a exposição surgiu a partir de um desejo de materializar e compartilhar imagens de lugares que chamaram sua atenção ao longo de algumas viagens feitas nos últimos anos. A sua inspiração veio com as próprias imagens que, mesmo alguns anos depois de serem capturadas, ainda ressoavam nela.

O produtor cultural da Fundação Cultural de Navegantes, Wagner Nascimento, explica que a exposição busca despertar a imaginação das pessoas enquanto apreciam as fotos. Feitas tanto no Brasil como na Turquia, as fotografias utilizam o chamado “em algum lugar”, de modo que as pessoas reflitam em que lugar as fotos foram feitas e se admirem ao descobrir que no Brasil existem lugares semelhantes à Turquia.

A intenção da psicóloga com a exposição Nalgum Lugar era que expressassem a ideia de lugares que poderiam estar em qualquer lugar do mundo, causando inconformidade, dúvida e nostalgia.

As fotos são de lugares em Santa Catarina, Rio de Janeiro, Montevidéu e Turquia. Nas suas viagens sempre vai acompanhada, mas não são auxiliares porque nas viagens sempre há outro objetivo e as fotos surgem intuitivamente a partir de algum ponto de atenção. “Não viajo para fotografar, viajo e fotografo. As fotos não são planejadas, elas sempre acontecem de forma natural”.

“Israel: Um olhar sobre este envolvente país”, da fotógrafa Flávia Silva El Agha, é outra exposição também com essa intenção de integração entre países. As fotos foram tiradas em uma de suas várias viagens e possuem uma grande importância pessoal. “Sou cristã e visitar Israel é uma viagem espiritual inesquecível”. Flávia explica que existe um falseamento na forma como muitas vezes o país é mostrado. “Distorcem muito a realidade. Quando você vai até o local e vê que a realidade é bem diferente do que noticiam na TV, se vê na obrigação de mudar esse modo de ver”.

A fotógrafa pretende expor essas fotografias em vários locais divulgando seu trabalho gratuitamente. Ela já viajou muito e tem planos para as próximas exposições. “Pretendo expor sobre a realidade de outros lugares que já visitei, como Dubai, Jordânia, Egito, Turquia, Madrid”. Suas fotos ficaram expostas na Biblioteca Central da Univali e no bloco de comunicação, ambas em Itajaí.

Encantos do Mar de Navegantes

Na galeria de Arte Joaquim Rodrigues, localizada na Prefeitura Municipal de Navegantes, encontra-se a exposição Encantos do Mar de Navegantes, da fotógrafa Sol Martins. As fotografias expostas retratam a paisagem natural marítima da cidade, as belas praias e sua magia.

Encantada com as belezas naturais do município, a fotógrafa local, que já trabalha na área há três anos, retrata o mar de Navegantes em sua essência, cor e dimensão, sempre destacando as praias, sua maior inspiração.

Sol conta que quando resolveu fazer a exposição sobre as praias da sua cidade já havia planejado alguns pontos que gostaria de fotografar, como o nascer do sol, por exemplo. “Porém, algumas imagens foram feitas naturalmente e o resultado foi esse”.

A artista já planeja a próxima exposição que será relacionada com o retrato da população navegantina, pois esse é um tema que lhe chama muito a atenção.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s