Bem-Estar

Atividade física em grupo: é bom para o corpo e para mente

Como praticar atividades físicas em grupo pode fazer com que as pessoas se sintam mais motivadas a dar continuidade, além de servir como válvula de escape para o stress do cotidiano

Como praticar atividades físicas em grupo pode fazer com que as pessoas se sintam mais motivadas a dar continuidade, além de servir como válvula de escape para o stress do cotidiano 

Texto: Alexsandra Souza; Kamila Dias; Suelen Oliveira

Malhar. Correr. Pular. Dançar. Exercitar-se. Praticar essas atividades pode ser bem complicado para algumas pessoas, seja por limitações físicas ou porque se sentem desmotivadas a praticar atividades físicas sozinhas. Por esses e outros motivos algumas pessoas estão optando por praticar atividades em grupo e consideram que dançar, correr e malhar dessa forma é mais divertido.

A professora de Educação Física Luciana Gomes Alves diz que as pessoas se empolgam com a atuação dos outros membros do grupo e se sentem incentivadas a alcançar seus objetivos. Regiane Luctenberg, de 40 anos, que participa de um grupo de corrida há cerca de quatro anos, explica que sua autoestima melhorou muito desde que começou a correr em grupo. Além de aumentar seu círculo de amizade e servir como uma forma de terapia, com o grupo de corrida ela já conheceu muitos lugares do Estado e isso permitiu uma conexão maior com a natureza.

corrida certo

Enquanto o treinamento individual é voltado a você, e em como a progressão dos exercícios serão feitos de acordo com a sua evolução, atividades em grupo precisam que as limitações de cada integrante seja levada em conta e a progressão se adapte ao grupo. As atividades em grupo não se tornam mais ou menos intensa, tudo depende dos integrantes que compõem esse grupo. Para Luciana Gomes Alvesdepende muito de como a aula é conduzida e do nível dos participantes, em uma turma heterogênea muitas vezes não podemos aumentar a intensidade porque nem todos acompanham.”

A  dança é uma dessas atividades em grupo que cada vez mais pessoas têm aderido. Ela é divertida, ajuda a criar vínculos e reduz stress e calorias. O professor de dança Esteliano Henrique Gomes, de 21 anos, explica que a dança atrai mais pessoas por que vai além de uma atividade física. Nela as pessoas criam laços de amizades e algo que poderia ser somente uma aula se torna um encontro de amigos.

Para Esteliano, as mudanças são evidentes logo na primeira aula, as pessoas saem exaustas, porém, felizes. O fato de dançarem em conjunto torna as alunas de Esteliano mais motivadas a continuar. Sozinhas era provável se sentirem desmotivadas, já quando pertencem a uma equipe usam a dança como forma de distração, motivam umas às outras e descarregam ali o stress do dia-a-dia, saindo mais leve de cada aula.

dança certo

Charlene Correia, de 35 anos, é aluna de Esteliano e diz que se sente mais à vontade em praticar a dança com um grupo. Sozinha ela não se sentiria tão bem. Maria de Lourdes, 44 anos, também fazia aula de dança e afirma que os benefícios surgiram logo no começo. Nos primeiros meses já havia perdido calorias e estava menos estressada. Infelizmente teve que parar com a atividade e sente falta das aulas. Para ela dançar é algo prazeroso e que aliviava os problemas do dia-a-dia. Assim que puder voltará a dançar.

A professora de Educação Física Luciana Gomes alerta que apesar dos muitos benefícios em se praticar atividades em grupo, é importante ter um acompanhamento médico que vai determinar quais as melhores atividades, intensidade dos exercícios e limitações “Tudo vai depender se a pessoa tem alguma restrição para determinados exercícios, por exemplo; se é uma aula que exige impacto e a pessoa tem hérnia de disco não pode participar”, explica.

IMG-20170313-WA0034.jpgAula de Body Pump: O Body Pump é uma modalidade de fitness, voltada para o desenvolvimento da resistência e definição muscular.

No vídeo abaixo, Bianca Alcântara Baldo fala dos motivos que a levam a praticar atividades em grupo. Ela utiliza esse método tanto em suas atividades físicas como também em sua profissão. Bianca é professora de dança e pratica Body Pump. Ela revela os ganhos que as pessoas têm ao praticar atividade física em grupo:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s