Esportes

Futebol de areia movimenta a Praça da Paz em Itapema

Torneiro de futebol de areia põe em foco a Praça da Paz em Itapema, mas levanta uma questão sobre a escolha do local para o evento

Torneiro de futebol de areia põe em foco a Praça da Paz em Itapema, mas levanta uma questão sobre a escolha do local para o evento que sempre foi sediado na praia

Texto: Kerolaine Rinaldi, Helena Moreira, Elyson Gums, Rodrigo Rodrigues

Durante a primeira semana de março, os moradores de Itapema foram surpreendidos ao passar pela Praça da Paz, localizada no centro da cidade. O espaço feito de pedras estava sendo coberto por areia de praia. O motivo da ação foi a Copa Santana de Futebol de Areia que aconteceu até o dia 31 de março.

IMG_1154

É a primeira edição do campeonato realizada em local diferente dos outros torneios de futebol de areia sediados pelo município. A escolha da Praça da Paz como local para realização dos jogos se dá por razões econômicas, além de ser uma forma de valorização do ambiente.

“A ideia é utilizar a praça, que nos últimos anos sediou poucas atividades e fomentar o comércio local. Além de que vão ser economizados R$ 8 mil que seriam usados para montar uma arquibancada na praia”, explica Emerson de Oliveira, o diretor de Comunicação do Município. De acordo com Emerson, o material usado para cobrir o chão da praça foi cedido por uma empresa e será devolvido ao fim da competição, sem gastos aos cofres públicos.

Dividida nas categorias Força Livre e Sênior, a Copa Santana conta com oito equipes por categoria, sendo que cada uma delas pode ter apenas um atleta que não reside ou não vota na cidade. A maioria dos times levam nomes de construtoras ou dos bairros de onde os seus jogadores moram.

Evento anual de futebol de areia volta a ocorrer em novo local

A Copa Santana faz parte de um projeto tradicional da Prefeitura de Itapema, que promove há mais de cinco anos os campeonatos municipais amadores. Nos anos anteriores, o palco das disputas entre as equipes de amigos era a Arena Esportiva de Itapema, na Praia Central.

Por isso, a iniciativa da prefeitura nesse ano dividiu opiniões e gerou críticas, especialmente porque a praia fica o outro lado da rua. “Acredito que seja uma má escolha, pois essa areia pode ficar entre os vãos das lajotas e nunca sair direito, sem contar que nossa orla é grande. Não vejo necessidade na mudança”, comenta o estudante de direito Lincoln Barbosa.

Os vencedores, além do prêmio em dinheiro, levam para casa a Taça Paulo Reis, que homenageia o falecido vereador “Palico”, conhecido por incentivar o esporte em Itapema. No ano passado, o homenageado foi Nelson Santos, prefeito entre 1979 e 1981.

O atleta Rodrigo Iaci, que pertence ao time Veteranos do Sertão, explica que a equipe participou mais uma vez do evento como forma de incentivar a prática esportiva. “Itapema tem pouco estimulo ao esporte, se nem o nosso time que tem 10 anos participasse, ia desmotivar ainda mais a realização desse tipo de evento”, aponta Rodrigo.

Um dos objetivos dos campeonatos de futebol de areia são a integração entre moradores da cidade. E a imagem do esporte é justamente essa, popularizada nos anos 90: apesar de uma modalidade séria e regulamentada pela Fifa, futebol de areia também é descontração.

Basta ver os ratos de praia: Edmundo, Romário e Renato Gaúcho. A reportagem acima, uma das mais famosas do repórter Cícero Mello, da ESPN Brasil, falava do apreço dos craques pelas areias cariocas. Na ocasião, organizaram um “torneio entre amigos”, disputado nas areias cariocas. Após a aposentadoria, Zico, do Flamengo, também se rendeu ao futebol de areia e inclusive levantou alguns troféus.

A regulamentação do futebol de areia como lazer aconteceu apenas no início dos anos 90, como esporte com regras próprias e reconhecido pela Fifa, a entidade máxima do futebol mundial. Desde muito antes, era praticada como forma de lazer – o que explica essa característica de descontração presente no esporte.

IMG_1108

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s