Tecnologia

Snap, Stories ou Status… Postagens que desaparecem viram febre nas redes

As postagens que desaparecem em 24 horas ganharam tanta atenção dos aplicativos de interação social que agora servem como ferramenta para empresas divulgarem os seus produtos.

Primeiro o Snapchat, depois o Instagram e agora o WhatsApp. As postagens que somem em 24 horas ganharam tanta atenção dos aplicativos de interação social que agora servem como ferramenta para empresas divulgarem os seus produtos

Texto: Erickson Stocker, Lucas Filus e Bernardo Marucco

A estudante de direito Camila Souza acorda cedo todos os dias para trabalhar. Ao mesmo tempo em que desliga o despertador, aproveita para espiar o que rolou nas suas redes sociais enquanto esteve dormindo. Assim continua sua saga durante o dia, seja no caminho para o trabalho, faculdade ou antes de dormir. Igual a tantas outras pessoas, das mais variadas faixas etárias, Camila procura sempre se manter conectada para não perder nenhuma novidade.

Quando ela tem um tempinho sobrando, seja onde for, está com o smartphone na mão, com os olhos atentos ao aparelho. “Além de usar o celular para me comunicar com conhecidos, gosto de acompanhar perfis que tragam novidades e curiosidades sobre moda e viagens”, afirma a estudante.

O comportamento de Camila nas redes sociais se encaixa nos dados obtidos com a enquete online da Agência Prefixo. O questionário buscou mostrar a maneira como as pessoas utilizam aplicativos populares, que possuem funções muito parecidas. E mesmo sendo o pioneiro no segmento de postagens que desaparecem rapidamente, o Snapchat é o menos utilizado quando o assunto é interagir com seus seguidores. Cerca de 56% dos 82 entrevistados afirmaram nunca utilizarem o aplicativo durante a semana. No contraponto, 6% dos leitores usam o Snap todos os dias.

Nesse quesito, quem aparece bem é a função Stories, do Instagram. Todos os dias, cerca de 40% dos usuários utilizam a ferramenta. Ainda que 38% tenham dito nunca usarem essa opção de postagem, o Stories também fica na frente do Snap no quesito aprovação, somando 38% de repostas positivas na pergunta sobre a qualidade da ferramenta, contra  27% de aprovação do Snapchat.

Quem surpreendeu na pesquisa, contrariando os comentários frequentes sobre a atualização, é a nova ferramenta Status, do WhatsApp. Com seus 49%, na pergunta sobre uso diário, o Status mostra que tem uma boa aderência dos usuários, mesmo que 27% tenham dito que nunca utilizam essa função.

Apesar de alternarem nos aplicativos, os entrevistados demonstraram interesse nesse tipo de postagem, mais curta e rápida. Com base nesse tipo de informação, empresas de marketing digital buscam investir em publicidade barata e com alcance muitas vezes maior do que as mídias convencionais, como rádio, TV e materiais impressos. Um estratégia crescente, que usa os smartphones como aliados.

insta-meio
Empresas estão aproveitando o sucesso de publicações estilo Snapchat para fazer publicidade

Analista de marketing digital e empresária do segmento, Luana Buzzi afirma que os aplicativos de redes sociais são armas poderosas para empresas que buscam mostrar sua marca de um jeito inovador e atraente. “O celular de uma empresa está cheio de contatos de clientes reais e potenciais, e isso vale ouro. Essa é uma forma de manter contato diretamente com eles”, destaca Luana, que tem mais de 4 anos de experiência no setor. “Achei positiva a nova atualização do Status no WhatsApp”, analisa.

Sobre a nova ferramenta, Luana diz que o Status tem vantagem em relação aos concorrentes por chegar em pessoas muito próximas do usuário. “Isso amplia as chances de que a postagem nessa ferramenta seja visualizada por pessoas realmente interessadas em manter contato com a empresa, diferente do Stories ou Snap, que têm por proposta conectar várias pessoas, mesmo que elas nem se conheçam”, completa a especialista.

Se você ainda não usou a nova função Status do WhatsApp e quer saber mais como ela funciona, assista ao vídeo feito pelo canal TudoCelular, com dicas e dúvidas frequentes dos usuários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s