Notícias

Literatura em Itajaí: das ideias às estantes, caminho das palavras pode não ser fácil

Profissionais da área editorial explicam que publicar seu próprio livro aqui na região é uma tarefa difícil, mas não impossível

Profissionais da área editorial explicam que publicar seu próprio livro aqui na região é uma tarefa difícil, mas não impossível

Texto: Daniel Schiavoni, Maria Zucco e Thomas Falconi

Você entra numa livraria e, logo de cara, vê os best-sellers nas gôndolas. Autores do mundo todo, dos mais variados estilos. Mas você está decidido a procura por um autor brasileiro. Você vai então direto para a seção de literatura nacional. Mas chega lá e se decepciona: entre algumas biografias de youtubers e material de auto-ajuda, você até acha um clássico ou aquele livro que venceu um festival. Mas é só isso. O espaço é restrito e força os autores a procurarem outros meios de verem suas obras publicadas.

É o caso de Karine Mendonça, fundadora da editora ACENE. Karine, que também não encontrou espaço de primeira para suas obras nas grandes editoras, optou por fazer ela mesma sua própria editora. “A maior parte dos escritores que me procura relata justamente a dificuldade de publicar sua obra, pensando ser até mesmo impossível”, relata. Focada inicialmente em histórias reais, hoje a ACENE abre espaço para autores de diversos estilos e oferece um novo caminho para quem almeja escrever um livro. “Tem muita coisa bacana. Vamos lançar mês que vem um livro incrível de contos e poesias. Se você ler, pensa que poderia ser muito bem de um autor renomado. Mas é de um peixeirinho”, afirma.

Mas a ACENE não é a única opção para quem quer publicar um livro na região. Um dos espaços mais vibrantes e que exala literatura é a Livraria CasAberta. Com mais de 25 anos de vida, a CasAberta começou como um sebo e hoje já tem sua própria editora. “A maioria das nossas publicações fala da história local, Santa Catarina e região. Temos uma estante de escritores catarinenses e realizamos lançamentos de livros em nosso espaço”, conta Roberta Bittencourt, gerente administrativa. Hoje, a CasAberta é a única livraria em Itajaí que não pertence a uma grande rede. Apesar da editora da casa ser especializada em literatura acadêmica, a livraria ainda é um ponto de encontro e uma referência para quem faz literatura na região.

img_1969
CasAberta é ponto de referência para a literatura regional (Foto: Bruno Golembiewski)

Roberta, no entanto, é pouco otimista. Mesmo com as recentes leis de incentivo à produção literária, ela enxerga desinteresse nos jovens em relação à leitura. “Não há incentivo nas escolas, vejo falta de interesse nos jovens. Não é à toa que tantas livrarias e editoras já fecharam ou estão com os dias contados”, explica.

Apesar de todas as dificuldades envolvidas desde a escrita até a publicação, hoje em dia é mais fácil de ter seu livro impresso. Pelo menos é essa a percepção de Francine Locatelli, responsável pela Editora Univali. “Antigamente, os incentivos para a cultura eram mais tímidos, então as pessoas se acanhavam. As pessoas até tinham um material bacana, mas acabavam não publicando”, diz. Ela conta que, apesar das limitações por não estarem situados no eixo Rio-São Paulo (principal polo editorial brasileiro), a comunidade consome a literatura local. “Muita gente vem procurar pelos livros na livraria perguntando pelo nome dos autores”, revela.

Pode não ser o caminho mais fácil, mas ainda existe espaço para quem quer fazer literatura na nossa região. E a esperança de novos leitores e escritores está nas crianças. A Karine Mendonça conta que quando leva o seu livro, “Assim como era no Éden”, para apresentar em escolas, são os pequeninos que mais se empolgam com a ideia de escrever. “Elas são melhores que os adultos, pois basta dizer: ‘vocês podem’, que elas se agarram nisso e vão com tudo”, conclui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s