Notícias

Aventuras Pelos Mares do Mundo: Regata Marejada 2016

O legado deixado pela última edição da Regata Volvo Ocean Race gerou inúmeros títulos para o novo time de vela de Itajaí, o Itajaí Sailing Team, que competiu na regata promovida pela Associação Náutica de Itajaí em parceria com a Marejada.

O legado deixado pela última edição da Regata Volvo Ocean Race gerou inúmeros títulos para o novo time de vela de Itajaí, o Itajaí Sailing Team, que competiu na regata promovida pela Associação Náutica de Itajaí em parceria com a Marejada.

Texto de: Carolina Copello

No último sábado (12) largaram na raia de Florianópolis mais de 20 barcos rumo a linha de chegada no pier da Marejada em Itajaí. A Regata Marejada é uma parceria da tradicional festa portuguesa com o Iate Clube de Santa Catarina, de Jurerê e a Associação Náutica de Itajaí (ANI). Além desta regata oceânica a ANI também promove no mesmo dia a Regata Marejada de Monotipos, que são barcos menores tripulados por uma ou duas pessoas. Os velejadores de todo o estado de Santa Catarina competem em mais de 9 categorias por premiações feitas junto ao público da Marejada, que prestigia o evento com muita comida típica e chopp. O objetivo da regata é ressaltar a importância da cultura náutica para o nosso município e atrair público de outras cidades da região para a festa portuguesa.

15109594_1307751852576827_2764919229937829106_n
Comissão de Regata minutos antes de dar a largada. Foto: Green Multimídia.

O barco da cidade, Itajaí Sailing Team, foi o primeiro colocado geral, também conhecido pelos termos náuticos como “fita azul da regata”, e é claro, primeiro lugar na classe S40, deixando para trás o veleiro “Terrozo” da cidade de Florianópolis. A regata possui 54 milhas náuticas, os participantes levam em média 6 horas para terminar. Além disso, os velejadores da embarcação Itajaí Sailing Team participaram da premiação da Regata Marejada para Monotipos que aconteceu nas raias da Baía Afonso Wippel (saco da fazenda). A entrega de medalhas foi feita também junto ao público no palco principal do evento.

O velejador Alexandre Souza Filho, 16 anos, participante da classe Laser 4.7 e tripulante do Itajaí Sailing Team, não pode estar presente na Regata Marejada. O velejador que representa nossa cidade está em Florianópolis, correndo o campeonato Sul-Brasileiro da classe Laser. Torcemos pelo bom resultado do nosso atleta Itajaiense.

Itajaí Sailing Team 

12108211_1902566583301018_3817501610933633600_n

Formada por grandes nomes da vela o Itajaí Sailing Team conta com André Bochecha como técnico, que participou da regata VOR em sua primeira edição em Itajaí com o barco “Telefônica”. O veleiro de Itajaí representa o município em regatas por todo o Brasil, o calendário pode ser conferido no site da equipe. Além disso, outra curiosidade é que o barco, um Soto 40, fica na Marina de Itajaí, e é possível vê-lo ao passar pela Av. Beira Rio. Quem quiser saber um pouco mais sobre o projeto e todos os integrantes da equipe pode acessar a página e o site do Itajaí Sailing Team. No mês de dezembro os velejadores farão a regata de Volta a Ilha de Florianópolis. Bons ventos para os nossos velejadores!
Você também pode conhecer mais sobre a equipe aqui:
Volvo Ocean Race 
A vela se consagrou em Itajaí através da regata de volta ao mundo Volvo Ocean Race, que escolheu a cidade para uma de suas paradas no ano de 2012. Desde então dois novos contratos foram firmados com a Volvo para novas paradas em Itajaí (uma feita em 2015 e outra para o ano de 2017-18). Com a regata muitos projetos foram realizados e um grande legado de velejadores foi deixado na cidade peixeira. A Associação Náutica de Itajaí realiza projetos com crianças da rede municipal de ensino durante o contra turno escolar, ensinado a remar e velejar durante todo o ano. E além da equipe de vela oceânica, Itajaí também possui uma equipe de vela de monotipo, contando com atletas das classes Laser, Optmist, Shellback e Dingue. Eventos como a Volvo são de suma importância para agregar não só a festa da Marejada, como também ao esporte náutico na cidade de Itajaí.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s