Arte e Cultura

Para artistas locais, falta resgate cultural na 30ª Marejada

Apesar de ser marcada pelo resgate da cultura local, muitos artistas se demonstram insatisfeitos com a atual atenção dada pela Marejada as manifestações culturais da região.

Apesar de ser marcada pelo resgate da cultura local, muitos artistas se demonstram insatisfeitos com a atual atenção dada pela Marejada as manifestações culturais da região.

Texto de: Karina Morillo e Guilherme Mellim

O evento foi criado para resgatar as origens da cidade, realçando a cultura Portuguesa e Açoriana através da música, dança e gastronomia. Em meio a isto artistas locais são convocados para trazer essa dose cultural ao povo Itajaiense e aos turistas que vem nos celebrar.

Em entrevista, artistas foram questionados sobre a maneira como a cultura Açoriana e Portuguesa estava sendo apresentada ao público. O Seresteiro de 76 anos, Zelio Carlos, conta que sente a falta de uma maior atenção do Prefeito da cidade, Jandir Bellini, para manter a cultura da região presente no evento. Além do descaso de autoridades, Zelio diz não perceber a preocupação do público sobre esta questão. “Nem vinho tem, na cultura portuguesa tem que existir o vinho e o bacalhau português. Queremos vinho na Marejada, isso é uma vergonha”, pontua.

Celia Pedro, única cantora do Estado dedicada apenas ao Fado Brasileiro, conta que participa da Marejada a cerca de 22 anos, e que a cada edição percebe a falta de atenção para manter viva as tradições e características cultural da cidade no evento. Sua filha Bruna Machado, líder do grupo teatral Ilustríssimos Senhores, conta que, por viver muito isso dentro da sua educação, acredita que ser descendente de açorianos hoje, é apenas uma imagem. “Não vejo um resgate, uma valorização disso, vejo pouquíssimo. A minha mãe é a única representante do Fado aqui na região, e ela é pouco chamada. Na Marejada mesmo ela ganhou apenas dois momentos de canto, acho que merecia uma atenção maior”, disse Bruna.

O evento atrai público de toda região na espera de apreciar as particularidades culturais pelo qual a Marejada é conhecida. As atrações dos artistas locais fizeram a festa acontecer, e a alegria se manteve presente no decorrer do dia. O público aplaudiu, aproveitou e se divertiu com as atrações culturais durante a festa

A Marejada segue até o dia 15. Acompanhe todas novidades e cobertura completa através da Agência Prefixo e nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook. Utilize as hashtags #Marejada2016 e #Marejada30anos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s