Arte e Cultura Comportamento

Cultura e comportamento de fã

Recursos tecnológicos possibilitam aos fãs maior aproximação da vida de seus ídolos e interação com outros fãs. Até que ponto isto é benéfico? 

Houve um tempo em que para ter contato com seus ídolos era preciso ir a shows, comprar discos de vinil ou fitas cassete. E antes da popularização da televisão, aqueles privilegiados que possuíam o aparelho em casa tinham de aguardar uma aparição da banda num programa de domingo. Poderiam, ainda, ler revistas à espera de alguma notícia sobre a banda ou participar de um fã clube. E  ainda havia aqueles que montavam suas bandinhas na garagem de casa, com os amigos. Estas eram algumas das opções na época de nossos pais e avós. A geração de jovens hoje têm um posicionamento diferente em relação aos seus ídolos, muitos até os conhecem pessoalmente.

“Quando eu tinha 11 anos já era viciada em seriados, e um dia procurando comunidades no Orkut sobre a série House, encontrei uma das fanfics. Comecei a ler, e alguns meses depois passei a escrever e não parei mais”, compartilha Amanda Macuglia, 21 anos. Fanfics são histórias que se apropriam dos nomes de personagens de séries e filmes famosos, e criam sua narrativa ou adaptam o roteiro original. Para Amanda, muitas fics são ainda melhores que muitos livros. Nos intervalos entre o trabalho e a faculdade, ela consegue dedicar em média oito horas por dia para a criação de suas histórias. Se expressar por meio das palavras a ajudou a lidar melhor com os sentimentos, pois para ela escrever é uma maneira de desabafar e superar seus dramas diários. E acrescenta que assim descobriu amizades, às quais é grata.

A internet possibilita, com as fanfics, uma grande interatividade entre os fãs, com fóruns, twitter e outros grupos nas redes sociais, nos quais os leitores podem interagir com seus escritores preferidos. Amanda mantém uma relação de proximidade com suas leitoras, para esclarecer dúvidas e comentar sobre o desenrolar das histórias. Na sua maioria ela escreve romances policiais, porém sempre classifica conteúdos como estes para maiores de 18 anos, apesar de saber que adolescentes de 12 também leem suas histórias. E acrescenta que sempre opta pelos finais felizes, pois conforme suas palavras: a vida já tem tragédias suficientes. Além de fanfics, seu outro hobby é passar o final de semana de pijama, devorando séries e filmes. “Mas eu consigo manter um equilíbrio, pois não deixo de dedicar meu tempo às pessoas que amo”, acrescenta.

Larissa Argozo é outra escritora de fanfics. Começou sua primeira história em março deste ano e já tem três postadas. Além disso, acompanha o trabalho das amigas escritoras. Para ela ler é um hobby, e poder ler histórias baseadas nos personagens televisivos preferidos é a combinação perfeita. A pessoa que ela mais admira hoje é a atriz antagonista de Once Upon a Time, Lana Maria Parrilla.  Além de passar as noites escrevendo, ela se dedica à música. “Se escrever for um vício, é muito bom. Mas não acredito que seja, pois existe limites para tudo”, pondera.

A atriz estadunidense Lana Maria Parrilla começou sua carreira aos 16 anos de idade, mas desde os 11 já sabia que a arte de representar era seu sonho. Desde 2011 está na série Once, com a qual conquistou muitos fãs. No Brasil os fãs de Lana criaram uma página no Facebook, onde postam tudo sobre ela. Atualmente são seis organizadoras: Anny, Ana, Luana, Roberta, Mariane e Andreza. Anny Rodrigues, 22 anos, dedica suas horas vagas à pesquisa de informações sobre a atriz, a qual acompanha desde 2012. Ela descreve Lana como uma personalidade autêntica, transparente, e com tamanha bondade por se preocupar com os que estão ao seu redor, tomando frente de lutas contra o bullying, homofobia, preconceito e violência. “A única certeza que tenho é a de que enquanto eu viver, irei amá-la”, garante. Por maior que seja a distância física, a internet encurtou este espaço, e para Anny a atriz a ajudou a melhorar sua autoestima e a mudar sua percepção de mundo.

 

 

Links relacionados:

https://vimeo.com/41494758

https://spiritfanfics.com/home/

http://s1.zetaboards.com/Need_for_Fic/index/

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s