Arte e Cultura Notícias

Violinistas encantam a cidade de Itajaí

Festival de Violão promove apresentações de artistas renomados da Região de Santa Catarina no Teatro Municipal de Itajaí.

Festival de Violão promove apresentações de artistas renomados da Região de Santa Catarina no Teatro Municipal de Itajaí.

Evandro Ritzel

O IX Seminário de Violão de Itajaí é uma realização da Associação de Violão de Itajaí, com o patrocínio da Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Itajaí, por meio do Edital Eventos Culturais Comunitários, este ano voltado somente aos artistas de Santa Catarina. O evento, realizado em outubro, contou com oficinas de violão na Casa da Cultura Dide Brandão.

ricardo-pauletti-e-marcus-llerena-foto-victor-schneider
Ricardo Pauletti e Marcus Llerena (Foto: Victor Schneider)

No primeiro dia, 11 de outubro, aconteceu a Master Class, com Marcus Llerena. Violonista e professor, considerado referência na música moderna brasileira para violão. No dia seguinte, o violonista Ricardo Pauletti ministrou a oficina Acompanhamento para Violão Brasileiro. A oficina trabalhou o violão como um instrumento de acompanhamento em gêneros populares da música brasileira.

eliezer-patissi-2-foto-victor-schneider
Eliezer Patissi (Foto: Victor Schneider)

Eliezer Patissi toca violão desde sua adolescência, por meio do projeto Arte nos Bairros, e foi aluno do Conservatório de Música Popular Cidade de Itajaí. Participou desde a primeira edição do Festival de Música de Itajaí e de oficinas com os professores Conrado Paulino, Marco Pereira, Ulisses Rocha entre outros. Atualmente é regente da Camerata de Violões de Itajaí. Atua como produtor cultural e é o atual secretário do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itajaí. Confira como foi o seu concerto:

camerata-de-violoes-de-itajai
Camerata de Violões de Itajaí (Foto: Evandro Ritzel)

A Camerata de Violões de Itajaí é formada por oito violonistas integrantes da Associação de Violão de Itajaí e do Conservatório de Música Popular de Itajaí. Parecendo um coral de violões, a Camerata executa músicas tradicionais do repertório violonístico, da música popular brasileira e internacional, com obras de Tom Jobim, Baden Powell, Paulinho Nogueira, João Pernambuco, Edu Lobo e Beatles, com a sonoridade que é peculiar desta formação. Confira um pouco do talento desses artistas:

ricardo-pauletti-foto-divulgacao
Ricardo Pauletti (Foto: Divulgação)

O músico catarinense Ricardo Pauletti se apresentou no IX seminário de Violão na Quarta Feria (12). O Violonista, compositor e arranjador estudou violão erudito no Brasil e na Espanha. Atualmente desenvolve uma carreira acadêmica como professor de violão no Conservatório de Música Popular de Itajaí.

marcus-llerena-foto-victor-sch
Marcus Llerena (Foto: Victor Schneider)

O violonista paulista Marcus Llerena  foi o responsável pelo encerramento do Festival. Seu concerto foi realizado na noite de 12 de outubro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s