Arte e Cultura

Projeto cultural fortalece a dança

O 6° Festival Nacional Universitário de Dança de Itajaí (Fenudi) se destaca no 12° Festival Cultural Univali. Com entrada franca e o Teatro Municipal de Itajaí lotado, a sexta edição levou o público ao delírio.

Sexta edição do Festival Nacional Universitário de Dança de Itajaí (Fenudi) se destaca no 12° Festival Cultural Univali, levando o público ao delírio.

Texto e Edição: Evandro Ritzel

O 12º Festival Cultural Univali foi realizado entre 19 e 23 de setembro de 2016, promovendo vários eventos pelos campi de Balneário Camboríu, Biguaçú e Itajaí. O Festival teve o intuito de promover o desenvolvimento cultural e artístico da comunidade, além de valorizar os talentos existentes no ambiente da Universidade.

dsc_0187
Solos de dança moderna e contemporânea se destacam no festival (Foto: Evandro Ritzel)

A sua maior atração foi o 6° Fenudi, que no ano foi realizado junto com a regata Volvo Ocean Race. Este ano, chegou à sua 6° edição, com palco próprio. O evento aconteceu no Teatro Municipal de Itajaí, no dia 22 de setembro, com entrada gratuita. Abertas a todos os públicos, as apresentações começaram pontualmente às 19h30 e seguiram até as 22h. No encerramento, aconteceu a entrega de troféus para os grupos participantes.

Para divulgar o Fenudi, a Univali, promoveu apresentações noturnas em palcos montados em frente à Biblioteca central e no pátio do centro de Ciências da Saúde da universidade (Setor F). Confira um pouco do que rolou nos dias 19 e 20 de setembro, no campus Itajaí.

sem-titulo
Ana Clara Marques (Foto: Bruno Golembiewski)

O Fenudi é um projeto de extensão universitário realizado pelo Setor de Arte e Cultura da Univali, com o intuito de promover a troca de saberes entre grupos de dança universitários de todo o território nacional e de Itajaí. A professora Ana Clara Marques, produtora executiva do Fenudi, conta como foi cada passo para a formação do evento. Desde o envio do projeto até o resultado final.

 

Além da mostra no Teatro Municipal de Itajaí, foi realizada a oficina de capacitação para bailarinos “Percussão Corporal em Movimento”, com o coreógrafo, percussionista, cantor, ator e compositor Sérgio Rocha. O objetivo da oficina era proporcionar capacitação técnica para os membros dos grupos de dança que apresentaram coreografias no festival.

palestrantes
Sérgio Rocha, Luciana Alves e Bia Mattar. (Foto: Bruno Golembiewski)

Sérgio e a bailarina, professora e coreógrafa Bia Mattar avaliaram as coreografias apresentadas. Eles emitirão um parecer escrito, com os pontos positivos e os aspectos a serem aprimorados na técnica dos bailarinos e na coreografia como um todo.

A professora Luciana Gomes Alves, responsável pela coordenação geral e direção artística do Fenudi, fala um pouco da experiência que teve com o evento.

whatsapp-image-2016-09-30-at-20-45-18
Arte criada pelo publicitário Thiago França, responsável pela publicidade do Fenudi. (Foto: Divulgação)

Thiago França, além de publicitário, é coreógrafo e dançarino do Grupo de dança Univali (GDU). Ele relata um pouco do que sentiu ao participar do Fenudi:

“Eu acho que é um bom festival. Ainda tem muito que crescer, mas só do bailarino não pagar inscrição para mostrar o seu trabalho já é melhor do que muitos outros. Os grupos ainda ganham cachê e cursos e oficinas gratuitas, isso mostra que valoriza o trabalho do artista”

Para mostrar um panorama desta arte na atualidade, refletir sobre a dança, trocar experiências e promover capacitação técnica e artística, o 6° Fenudi apresentou 30 performances de grupos de danças da região. Eles estavam divididos nas categorias Ballet Clássico de Repertório, Ballet Clássico Livre, Dança Moderna e Contemporânea, Jazz, Street Dance, Danças de Salão e Danças populares. Confira a seguir um pouco do que rolou no Teatro Municipal de Itajaí.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Apresentações do dia 22 de Setembro. (Fotos: Evandro Ritzel)

trofeus
Como o evento não é de competição, os grupos receberam troféus de participação do 6° Fenudi. (Foto: Bruno Golembiewski)

O objetivo do Fenudi é divulgar os trabalhos de dança desenvolvidos na Univali e também por todos os grupos participantes. Além de incentivar os projetos culturais universitários que priorizem a dança, a proposta é também promover a formação de público e fortalecer o desenvolvimento cultural de Itajaí como polo cultural e referência no segmento da dança.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s