Bem-Estar

À procura de uma saúde melhor pela alimentação vegetariana

Restaurante ovolactovegetariano de Itajaí propõe cardápio saudável, qualidade de vida e bem-estar.

Restaurante ovolactovegetariano de Itajaí propõe cardápio saudável, qualidade de vida e bem-estar

Texto: Elizabeth Figueredo, Bruno Golembiewski, Fernanda Vieira
Fotos: Elizabeth Figueredo.

Muitos mitos se constroem a respeito de uma alimentação vegetariana. Primeiramente, que é mais cara, que não é possível viver sem carne ou ainda que a comida é sem gosto. No entanto, quem busca esse tipo de dieta alimentar está atrás de um estilo de vida, como explica a nutricionista Geórgia Bachi. Ela acrescenta que tal escolha está ligada a crenças e hábitos de cada indivíduo, e não apenas por ser saudável.

Com este intuito é que surgiu o espaço Vida e Saúde, onde está localizado o restaurante vegetariano Bio Garden. Ao chegar no restaurante, sorrisos de todos os funcionários para te recepcionar e explicar ao cliente como funciona o buffet. Cada canto é decorado com muito carinho e atenção. As mesas, que são compartilhadas, possuem trilhos estampados que combinam com as almofadas. A estante azul à esquerda do buffet é decorada com louças e porcelanas. As informações sobre o cardápio do dia são caprichosamente escritas à mão, com caligrafia personalizada. Por fim, do lado externo, faz companhia às mesas uma parede verde.

_mg_1335
A parede verde proporciona aconchego e sensação de bem estar (Foto: Elizabeth Figueredo)

As sócias Marcia Cristina Rossi e Gabriella Aragão, mãe e filha, atenciosamente passam nas mesas para conversar e saber a opinião de cada cliente: se gostaram da comida e do ambiente. Logo, um bom papo descontraído se vai, e tome cuidado se você tem horário de almoço apertado, o ambiente torna-se agradável, ótimo para se perder no tempo.

_mg_1364
As empreendedoras Marcia (esq.) e Gabriela (dir.) pretendem utilizar produtos orgânicos da próprio empresa (Foto: Elizabeth Figueredo)

O  restaurante completa um ano no dia 26 de novembro. Gabriella explica que o cardápio foi montado para os clientes não sentirem falta de carne, sendo que mais de 80% deles não são vegetarianos, apenas procuram uma dieta mais balanceada. Para Aline Ogata, nutricionista, “no vegetarianismo como não se come proteínas, acaba-se comendo mais carboidrato, o que pode ser perigoso caso a pessoa não seja bem orientada. Geralmente o vegetariano consegue atender a maioria das necessidades nutricionais com a dieta, eventualmente precisamos suplementar ferro ou B12, mas não é uma regra. Facilmente conseguimos repor com suplementos nutricionais”.

_MG_1326.png
O restaurante oferece cardápio colorido e variado (Foto: Elizabeth Figueredo)

As delícias oferecidas no restaurante não ficam por aí. No espaço Vida e Saúde, voluntários realizam cursos para ensinar como se alimentar saudavelmente em casa. Gabriella explica que o objetivo do espaço não é apenas ter um restaurante ovolactovegetariano, e sim que as pessoas adotem este estilo de vida e se sintam melhor comendo bem. Por isso os cursos também são de custo baixo – são cobrados apenas os valores dos ingredientes utilizados, pois os professores são voluntários.

_mg_1307
O ambiente não possui cheiro, pois não há frituras (Foto: Elizabeth Figueredo).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s