Notícias

Receita de sucesso: cake truck aposta na alta qualidade para inovar no segmento

Criada há três anos, a Boutique do Pão de Ló conquistou uma clientela fiel em Itajaí com receitas de bolos e brigadeiros de família

Criada há três anos, a Boutique do Pão de Ló conquistou uma clientela fiel em Itajaí com receitas de bolos e brigadeiros de família

Texto: Fernanda Vieira de Maria e Bruno Golembiewski
Edição: Daniella Machado

Um pequeno caminhão chama a atenção na esquina da cidade, delicadamente decorado em tons de rosa. A lateral do veículo remete a uma casinha muito bem projetada, com uma grande janela que dá boas-vindas a quem para por ali. Talvez seja o cake truck mais convidativo e, de certa forma, aconchegante de Itajaí. E a razão por tanta fila em frente ao caminhãozinho é para lá de saborosa.

“Mas vocês fazem só brigadeiro e bolo?” tornou-se uma das perguntas mais frequentes feitas à administradora e boleira Vanessa Lima, 29. “Sim, mas muito bem feitos”, responde Vanessa. Idealizadora da Boutique do Pão de Ló, um dos cake trucks mais adorados na região de Itajaí, a empresária se orgulha em contar a trajetória de sucesso de seu negócio.

img_9244
Cake truck estaciona no campus da Univali e forma filas antes das aulas (Foto: Bruno Golembiewski)

Vanessa é gaúcha de Porto Alegre, mas mora em Itajaí há 10 anos. É formada em Administração e, até 2013, nem imaginava trabalhar na área da gastronomia. Há três anos criou a Boutique do Pão de Ló, uma empresa de bolos e brigadeiros caseiros feitos com receitas tradicionais da família. A ideia surgiu após sair de um emprego e conquistou grande espaço no setor de doces no município.

Os primeiros bolos e brigadeiros eram feitos na cozinha de casa, com o auxílio da mãe de Vanessa. “Todas as receitas são da minha família, mas elaboradas com produtos atuais, que passaram por um processo de gourmetização”, explica. Uma forma de remeter ao passado, porém com ingredientes inovadores. “Eu precisava achar uma forma de me destacar de nesse setor”, diz.

Hoje em dia, a Boutique do Pão de Ló tem uma cozinha planejada especialmente para a produção dos doces. As vendas são feitas por encomendas e também no caminhãozinho decorado da loja. O sucesso da pequena empresa é estampado logo quando o veículo estaciona em algum ponto das cidades do Vale do Itajaí. “Temos carinho e cuidado com a nossa marca. Queremos que os nossos clientes identifiquem que o produto é nosso e tem qualidade”, acrescenta Vanessa.

Aos olhares de fora, o empreendedorismo de sucesso parece algo surpreendente, mas toda a estrutura e modelo de negócio da boutique foi idealizada muito antes de o cake truck abrir as portas – ou a janela. O pontapé inicial foi dado só após uma longa pesquisa para conhecer a área de doces na região. “Pesquisei sobre as boleiras, as padarias de bairro e até os cafés goumet. Assim eu soube onde estava pisando”, conta.

img_9282
Vanessa conta seu case de sucesso em um evento de Administração da Univali, em Itajaí (Foto: Bruno Golembiewski)

Abrir uma empresa de doces gourmet nunca esteve na lista de Vanessa. Para a empresária, a boutique conseguiu um bom patamar devido às noções de finanças e administração de empresas. “Vimos muitos negócios onde a pessoa tem o dom de fazer algo, mas não tem as noções de como administrar. De fato, a faculdade contribuiu para isso”.

Cardápio tentador

Doce de leite com paçoca, red velvet, creme de quatro leites, chocolate belga, creme de Nutella com Ovomaltine e Oreo; tudo feito com pão de ló. O bolinho macio é receita da avó, que passou para a mãe e depois chegou às mãos de Vanessa. Os produtos oferecidos pela boutique unem arte e técnicas de gastronomia, além dos ingredientes de alta qualidade.

untitled-1
(Fotos: Instagram/Boutique do Pão de Ló)

Fora os bolos, o cake truck aposta na venda brigadeiros, uma versão em potinhos dos recheios das tortas, cappuccino e chocolate quente. O cardápio e a estrutura do local agradaram o estudante Lucas Cordova, 21. “Não é só um bolo saboroso, mas é algo bonito para se apreciar também”. Na opinião do estudante, os produtos gourmet oferecidos no carrinho são diferentes do que ele encontra no mercado.

Agora, a ideia da empresária é expandir o negócio e montar uma loja física para a boutique. O planejamento para a ampliação já iniciou, mas ainda sem data definida. Apesar disso, Vanessa garante que a empresa vai manter a alta qualidade tanto nos produtos quanto no atendimento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s