Notícias

Patinadoras de Itajaí disputam mundial na Itália em setembro

Clube de Patinação Rodas de Ouro vai disputar mundial na categoria grupo de show e leva atletas de várias cidades do estado

Clube de Patinação Rodas de Ouro vai disputar mundial na categoria grupo de show e leva atletas de várias cidades do estado

Texto: Bruno Golembiewski e Fernanda Vieira
Edição: Daniella Machado

Após algumas horas de treino, o semblante cansado, ofegante, se mistura ao sorriso de satisfação. São 14 anos que ela calça os patins e faz deles uma extensão de seu corpo. O momento mais especial, de recompensa pelo esforço e dedicação, se aproxima. Luiza Orzechowsky, 20, patina desde criança e agora se prepara para o Mundial da categoria. “Estou muito feliz, essa é uma oportunidade que não imaginávamos ter, treinamos muito para isso”. Ela faz parte do Grupo de Show do Clube de Patinação Rodas de Ouro, de Itajaí, que vai levar patinadores catarinenses para a Itália no final do mês de setembro.

img_9221
Luiza concilia os treinos da patinação com o trabalho e estudos (Foto: Bruno Golembiewski)

O Rodas de Ouro existe a 22 anos e está arrecadando fundos para ajudar no custeio da viagem, que segundo a professora Jussara Branquinho, chega perto dos R$ 60 mil. Ela diz que este valor corresponde às passagens, hospedagem em hostels e comida, que elas mesmo fariam, para reduzir os gastos. O campeonato mundial vai reunir os melhores patinadores do mundo, em mais de 20 equipes, na cidade de Novara, que fica há 30 quilômetros de Milão. Do Brasil, serão três grupos de show participantes.

Desde que conseguiram a classificação, as meninas do grupo têm feito diversas atividades para arrecadar dinheiro. Durante o Campeonato Catarinense, que Itajaí sediou recentemente, foi montada uma cantina. No último final de semana, na sede do clube, no bairro Dom Bosco, foi feito um brechó com roupas doadas pelas famílias das patinadoras. Além disso, fizeram rifas de um par de patins, rifa de cesta de café da manhã, venderam bolo e deram aulas particulares na Avenida Beira-Rio. Elas também agendaram apresentações para crianças em três colégios da cidade.

img_9186
As meninas treinam sozinhas durante a semana e com o grupo completo no domingo (Foto: Bruno Golembiewski)

Além das iniciativas citadas acima, o grupo também foi à internet, onde se cadastrou no site de financiamento coletivo Vakinha. Segundo Jussara, já foram arrecadados aproximadamente R$ 1.500 pelo site. A campanha continua até final de setembro (você pode contribuir clicando aqui). Melissa Branquinho, 19, reconhece que mesmo com a arrecadação, o custo será alto para cada um dos atletas. Apesar disso, ela afirma que o investimento vale a pena.

O percurso

Até ser classificada para o mundial na Itália, a equipe do Rodas de Ouro passou pelo Campeonato Brasileiro e Campeonato Sul-Americano. Em 2014, o grupo passou perto de ir, conseguiram a vaga de última hora para ir à Espanha, sede naquele ano. Um dos grupos brasileiros havia desistido, mas como era apenas um mês antes, não houve tempo hábil para se organizar e captar recursos.

O Rodas de Ouro passou por um momento difícil há poupo tempo, 10 dias antes do Pan-Americano, em abril, uma das coreógrafas faleceu em um acidente de carro. “O grupo se desestruturou, várias meninas saíram, não quiseram mais”, conta Jussara. O clima e o dia a dia ficaram pesados e complicados de lidar, levando várias meninas a desistirem da modalidade. A professora vê no mundial um passo importante para que este episódio triste seja deixado para trás.

img_9207
As meninas confiam na força do grupo para uma boa participação no mundial (Foto: Bruno Golembiewski)

Depois da saída de várias integrantes, o grupo foi a outras cidades do estado em busca dos melhores patinadores e mudanças foram feitas na coreografia. Hoje, o grupo se reveza entre cinco cidades. Todo domingo, o treino muda de lugar, para que uma parte do grupo não precise viajar. De Itajaí são quatro patinadoras, mais uma de Joinville, dois de Indaial, duas de Brusque e dois de Florianópolis. Melissa afirma que a chegada dos atletas das outras cidades tem contribuído para melhorar o nível da equipe. “Estamos indo para o campeonato com o grupo mais forte que já tivemos”, conta a estudante de Educação Física que patina há mais de 16 anos. A viagem está marcada para o dia 28 de setembro e o grupo faz sua primeira apresentação no dia 01 de outubro.

O que é o grupo de show e no que ele se diferencia das apresentações individuais

Nas apresentações individuais de Patinação Artística, o atleta tem uma música a sua escolha e tem que executar dentro daquele programa alguns elementos de salto e de giro, além de outros elementos. Nas apresentações em grupo o lado artístico é mais importante. Além dos elementos da patinação, são explorados outros movimentos artísticos, com os braços, expressões faciais, entre outros. A sincronia dos movimentos é essencial e é um dos itens avaliados com mais rigor. Todos os patinadores estão com a mesma roupa e maquiagem, e executam uma coreografia, como um grupo de dança convencional. Nesta categoria, alguns elementos são obrigatórios de serem executados e outros não podem ser feitos. O Rodas de Ouro participa na categoria Small Group, conjunto de até 12 pessoas. O grupo de Itajaí iria com 12, mas um atleta de Indaial se machucou.

img_9197
Ao longo dos treinamentos, a professora Jussara orienta e corrige a postura e movimentos (Foto: Bruno Golembiewski)

O grupo tem treinado muito e segue em preparação intensa para o mundial. Luiza, Melissa e Jussara reconhecem a dificuldade da competição e afirmam que o fato de estar lá, entre os melhores do mundo, já é motivo de orgulho e satisfação. Para ir longe na competição Melissa crava: “Espero que o grupo faça a melhor apresentação que já fizemos!”.

Para conhecer mais sobre o Clube de Patinação Artística Rodas de Ouro acesse o site: http://www.patinacaorodasdeouro.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s