Comportamento

Conexão: Brasil, Peru e as redes sociais

Leslie Steph é peruana, nunca veio ao Brasil, mas aprende português pelo Whatsapp e já sabe fazer brigadeiro

Leslie Steph é peruana, nunca veio ao Brasil, mas aprende português pelo Whatsapp e já sabe fazer brigadeiro

Texto: Daniella Machado

Já passei por diversos tipos de experiências pela internet. Aos 22 anos e sendo fã incondicional do Twitter, resolvi criar uma conta dedicada a uma cantora em especial. As chamadas contas fandom ou contas fã clube. O que não vem muito ao caso agora.

A partir da criação deste novo Twitter, surgiram grupos no Whatsapp, um deles em especial, com cerca de 30 participantes, inclui duas gringas, como gostamos de falar – do jeito brazuca mesmo – os outros 28 são brasileiros. Já imaginaram a comunicação? As gringas, uma mexicana e outra peruana, até que se viram bem, se interessam pela língua portuguesa e através da rede social aprendem um novo idioma, uma nova cultura e assim criam uma nova maneira de se comunicar.

twitter
Twitter é uma rede social no formato de microblogging, que permite os usuários trocarem mensagens de até 140 caracteres (Foto: Reprodução)

Leslie Steph, de 23 anos, é peruana e dias atrás me pegou desprevenida perguntando “Dani, você pode me passar receita de brigadeiro?”, a mensagem estava escrita em português. Por certo uma peruana fazer brigadeiro é surpreendente a qualquer um, mas foi o que aconteceu. E não é que deu certo? “Vou confessar, eu fiz duas vezes”, conta Leslie.

leslie1
Em conversa no WhatsApp, Leslie pediu receita de brigadeiro para fazer em casa (Imagem: Captura de Tela/Daniella Machado)

Para passar a receita da iguaria brasileira tive que dar meus pequenos pulos. Traduzi algumas palavras no Google, para que Leslie pudesse entender e assim conseguir, com sucesso, fazer o brigadeiro. A primeira reação foi de surpresa. “Solo necesitan três ingredientes?”, me perguntou quando enviei a receita. Mas, passado o espanto, tudo funcionou bem para a peruana. “Eu acho que estuvo muito bem pra ser meu primeira vez fazendo brigadeiro. Foi muito fácil encontrar os ingredientes e também a preparación. Eu amei o brigadeiro.”, comemora.

Novo idioma através da rede

Outra experiência interessante é o aprendizado de outro idioma por meio do Whatsapp e seus grupos, como no caso de Leslie e o grupo que compartilhamos em comum. A vontade de aprender a língua portuguesa surgiu por amizades criadas no Twitter, que acabaram migrando para a rede de celular. “Foi uma vontade que veio com o tempo por causa das minhas amigas”, revela Leslie.

Mas é claro que a experiência de aprender através do celular ainda não havia passado por sua cabeça. “Nunca imaginei que eu aprenderia outra língua, e menos pela internet. É muito divertido porque assim consigo practicar português com diferentes pessoas”, explica.

Leslie ainda tem um pouco de dificuldade para escrever e falar nossa língua e explica em portunhol como tudo começou. “Todo comenzó cuando comencei a seguir en twitter a fans brasileiras de Anahí, luego ellas escribían solo en portugués y habían algunas cosas que no entendía y me dava curiosidad, entonces pouco a pouco começamos a platicar, y nossas conversaciones era en portunhol, logo entré a un grupo de whatsapp donde todas eran de Brasil, y solo una amiga de México y yo de Perú”, conta.  “Então ahí todo lo que elas falavam era en portugués y cuando no entendía algunas palabras ia preguntando su significado, y así fue como me fui relacionando con el idioma”.

Para Leslie, escrever é mais fácil. Quando se trata de pronunciar, as coisas se tornam um pouco mais complicadas. “Hay algunas palabras em português que não entendo, quando vocês escrevem eu posso ler e entender, mas falar é um pouco complicado, pero se me ajudam com algumas palabras, ya es normal”, explica sobre a questão da fala.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s