Comportamento

Idade avançada não é barreira no aprendizado de outro idioma

Manter a cabeça e o corpo ativo são fundamentais para idosos que após os 60 anos não se permitem parar no tempo

Manter a cabeça e o corpo ativo são fundamentais para idosos que após os 60 anos não se permitem parar no tempo

Texto: Kauana Amine e Miriany Pimentel
Edição: Evandro Ritzel

Manter a cabeça e o corpo ativos são remédios para pessoas que mesmo depois dos 60 anos buscam permanecer jovens. Velhice não é sinônimo de parar no tempo, ficar em casa sentado esperando a morte chegar. Pelo contrário. Para especialistas, a terceira idade é um momento oportuno para o idoso cuidar de si mesmo e estar mais próximo aos familiares. Estar em movimento é fundamental para a saúde física e mental. Estudar, realizar projetos que antes não puderam ser feitos e quem sabe até aprender um novo idioma.

Dados de um estudo publicado na revista Neurology, em 2013, apontam através de experiências realizadas com idosos que falar uma segunda língua atrasa o início de uma possível demência. Os resultados são interpretados como vantagens e ponto positivo para quem fala outro idioma e estímulo para quem deseja aprender uma nova língua.

sem-titulo
Marianna Sacavem, professora de língua estrangeira . (Foto: Evandro Ritzel)

Marianna Sacavem (22) é professora de língua estrangeira na escola de inglês KNN Idiomas, em Itajaí, e ministra aula para idosos. “No início, pensei que teria alguma dificuldade para ensinar eles, mas não tive nenhuma. Eles são legais e esforçados e seguindo o método que a gente tem aqui eles conseguem gravar bastante”.

São necessárias abordagens diferentes no jeito de ensinar bem como no comportamento do aprendiz. “Eu preparo bastante aula em casa e para eles entenderem melhor busco me aproximar da realidade deles. Eles já viajaram bastante, já foram para outros países, então eles já tem mais noção do inglês e sempre tento colocar no dia a dia deles, sempre brincando, descontraindo, pois eles não vêm por obrigação e sim porque querem. Tento contribuir para que eles venham com vontade”.

Cada caso deve ser tratado diferentemente e cabe aos professores identificarem isso. Afinal, algumas pessoas possuem dificuldades naturais para aprender qualquer coisa. Os jovens e os mais velhos aprendem de uma maneira diferente. As crianças aprendem línguas relativamente rápido. Com os adultos, o processo geralmente é mais demorado. É importante respeitar o tempo de cada um.

Nunca é tarde para aprender
whatsapp-image-2016-09-06-at-12-16-57
Da esquerda para a direita, Daura, Maria de Fátima, Simão e Dirço. (Foto: Evandro Ritzel)

Daura e Dirço Dantas são casados há 45 anos e a filosofia de casal, quem estuda junto permanece junto, funciona para eles. O casal resolveu fazer um curso de inglês. “Estudamos juntos, um dá ideias para o outro, é muito bom”. E dona Daura (68) ainda usa o humor para descontrair e nele mostra o reflexo da mente ativa que tem: “Depois de certa idade, se você não usa o cérebro ele encolhe que nem uma uva passa”.

O casal pretende visitar a neta que mora na Itália em breve. Mas, já visitaram outros países, como os EUA. “A falta do inglês limitou a gente um pouco na última viagem na hora de pedir e comprar as coisas, mas não deixamos de fazer isso. Até deu para a gente se virar da última vez que fomos viajar, funcionou até mímica”.

As dificuldades existem, mas não são maiores que a vontade deles de aprender. “Dificuldade a gente tem porque não somos jovens, a cabeça está meio devagar, temos que prestar mais atenção, mas é muito bom, a gente relembra os tempos de escola”.

Dona Daura finaliza. “Como exercício mental é excelente aprender um novo idioma, e a gente nunca deve deixar de aprender porque tudo que a gente aprende tem utilidade, um novo idioma dá para você uma nova visão das coisas, se sente mais autônomo e seguro para viajar. A gente depois de velho não tem que ficar num canto criando ferrugem”.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s