Tecnologia

Aplicativos buscam promover o atendimento médico humanizado

Dentro de poucas horas o paciente recebe o atendimento de um especialista sem precisar sair de casa

Dentro de poucas horas o paciente recebe o atendimento de um especialista sem precisar sair de casa. 

Texto: Nicolle Machado e Thomas Falconi                                                                                   Edição: Bianca Pereira 

Antigamente a figura do médico era aquela de um homem que carregava os remédios e equipamentos em uma maleta para visitar os pacientes em casa. Mas hoje a realidade é outra. Os pacientes têm que enfrentar filas e esperar para marcar uma consulta ou pelo atendimento de um especialista. E isso vale tanto para os usuários de rede pública quanto da rede particular de saúde.

Mas na era dos aplicativos, já surgiram, pelo menos, três que buscam promover o atendimento humanizado e de uma maneira prática, em que o cliente rapidamente agenda a consulta e um médico disponível vai até a casa do paciente fazer o atendimento. Tudo isso em, no máximo, três horas.

O primeiro que surgiu foi o Docway, fundado em setembro de 2015, em Curitiba. O aplicativo está presente em cerca de 120 cidades brasileiras e já tem mais de 1.700 médicos cadastrados.  Logo depois, em fevereiro de 2016, o Dokter ficou disponível para download, oferecendo serviços de médicos cardiologistas, otorrinolaringologistas, pediatras e endócrinos, entre outros. Até o momento, o Dokter está disponível em Brasília, Goiânia e São Paulo. Mas, de acordo com a empresa, até o fim de 2016, eles pretendem ampliar os serviços para mais seis capitais, entre elas Florianópolis.  O Beep Saúde é outro aplicativo com a mesma proposta. Lançado em abril deste ano, atende somente as regiões de São Paulo e Rio de Janeiro.

A enfermeira Gisea Higa precisou usar os serviços de um desses aplicativos quando uma intensa dor de ouvido pegou de surpresa seu filho Pedro, justamente quando a família voltava para Curitiba, após uma viagem.  Como era feriado, Gisea ligou para um hospital pediátrico da capital paranaense. “A atendente me aconselhou levá-lo ao 24h ou agendar uma consulta com o pediatra no dia seguinte”, conta.

Uma amiga falou sobre o aplicativo e Gisea resolveu utilizá-lo. Depois de solicitar o atendimento pela plataforma, demorou pouco menos de três horas para que o filho recebesse o atendimento na própria casa. “A pediatra foi muito atenciosa, realizou o exame físico e receitou os medicamentos. No outro dia ele estava bem melhor”, relata.

A enfermeira acredita que esse método veio para facilitar a vida dos pacientes. “O aplicativo tornou a consulta médica prática, eficiente e rápida, por um preço justo!”. Depois da primeira experiência bem sucedida, Gisea usou mais duas vezes o aplicativo, inclusive, para o outro filho.

14139376_1216350651749874_1313194691_o
Gisea utilizou o aplicativo para consultar seus filhos (Foto: Arquivo Pessoal)

Cláudio Zanetti é outro que utilizou os serviços desse tipo de aplicativo e aprovou. “Além da comodidade tem a questão da segurança, do tempo. O atendimento é personalizado e há menos ansiedade, pois o atendimento com a minha filha foi feito no ambiente dela, com seus brinquedos”. Além do serviço de pediatria, Cláudio também já solicitou um clínico geral por meio do aplicativo e todos os atendimentos foram positivos. “Voltaria a utilizar os serviços quantas vezes forem necessárias”, garante.

As vantagens não se restringem aos pacientes. Os médicos também acabam ganhando com os serviços desses aplicativos. Além de não precisar pagar um consultório, atendendo em um lugar fixo, os horários e datas se adequam à rotina deles. Geralmente esses profissionais receberiam cerca de R$15 reais por um atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), e o dobro em uma consulta por convênio. Já as consultas provenientes dos aplicativos custam em média R$200, dependendo da especialidade. As empresas retiram uma porcentagem do valor que os médicos cobram na consulta. No caso do aplicativo Docway, são retirados 15% do valor de cada consulta.

O aplicativo Docway
14002501_1177819472239868_208115308_o
Página inicial do aplicativo (Foto: Bianca Pereira)

O Docway é um aplicativo gratuito que usa a localização do usuário para indicar médicos próximos. Para os profissionais da saúde, é necessário fazer um cadastro, com nome, preço da consulta e especializações. Para os usuários é preciso nome, e-mail e telefone, só para criar a conta. Dentro do aplicativo você cria o seu perfil e insere todos os seus dados. Endereço, peso, altura, problemas de saúde, alergia, medicamentos e até o convênio que possui.

Caso precise de um médico, é só encontrá-lo no serviço e agendar a consulta em domicílio. No caso de atendimentos urgentes, o aplicativo promete a chegada de um medico até três horas após a solicitação. O aplicativo está disponível para todo o país, mas a disponibilidade de médicos na região depende de profissionais que façam o cadastro . Dependendo da forma, o pagamento da consulta pode ser feito através da própria ferramenta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s