Economia

Universidade na crise? Saiba tudo sobre bolsas de estudo

São diferentes opções de descontos e condições para aqueles acadêmicos que desejam ingressar no ambiente acadêmico sem prejuízo

São diferentes opções de descontos e condições para aqueles acadêmicos que desejam ingressar no ambiente acadêmico sem prejuízo

Texto: Iana Girardi e Lucas Machado
Edição: Mariana Ricardo

A Univali – Universidade do Vale do Itajaí possui diversos programas desenvolvidos entre recursos internos e externos que permitem aos alunos terem acesso a várias opções de bolsas de estudo e financiamento estudantil. Os programas de bolsas, descontos e financiamentos oferecidos pela universidade beneficiam uma parcela significativa de estudantes. A Univali possui em torno de 22 mil alunos e aproximadamente 70% dos universitários estão recebendo algum tipo de auxílio.

Dentre os recursos internos oferecidos pela instituição, as Bolsas Coral, Pesquisa e Programa de Extensão são os que mais se destacam entre os estudantes. Em parceria com o Setor de Arte e Cultura da Univali, a Bolsa Coral concede um desconto de 60% do salário mínimo em cima das mensalidades dos acadêmicos. Para ter acesso ao desconto, os interessados devem realizar um teste vocal com o maestro do Coral, e a bolsa será concedida diante da aprovação no teste e a disponibilidade de vagas.

Já a Bolsa Pesquisa permite que os alunos participem de projetos e atividades de pesquisa junto aos Grupos de Pesquisa Institucionais, estimulando os estudantes em atividades metodológicas, além de oferecer um auxílio de custo na mensalidade. O estudante de Jornalismo Mikael Melo teve acesso à Bolsa Pesquisa logo no primeiro período do curso, após ser convidado por uma professora a se juntar ao Monitor de Mídia. Mikael explica que, para ele, além de a bolsa auxiliar na mensalidade, também o proporciona a oportunidade de se envolver em um projeto dentro da universidade. O estudante ressalta também a preocupação que a Univali tem em ajudar seus universitários. “No meu caso, por exemplo, recebo uma bolsa de pesquisa da própria instituição, pois o governo estadual cortou a verba para beneficiários do Fies. Isso mostra bastante comprometimento com as atividades”, explica.

O programa de Extensão, desenvolvido pela Univali, beneficia não só os estudantes, como também a comunidade e a população catarinense. O critério de seleção para o auxílio envolve as atividades interdisciplinares realizadas pelos alunos, priorizando ações filantrópicas, que permitem ao universitário a prática de seus conhecimentos e estudos de acordo com as necessidades da comunidade. O Programa Comunidade Mãos à Obra, oferecido pelo Projeto de Extensão, é um dos trabalhos realizados por alunos e professores que atuam para melhorar as condições de vida da população.

A universidade também desenvolveu um projeto de Recursos Internos para auxiliar os professores e funcionários da instituição. A bolsa de estudos valoriza os funcionários e estende seu benefício para seus dependentes e cônjuges. Os funcionários podem se inscrever após cumprirem o prazo de 90 dias de experiência, e se não possuírem tempo determinado de contratação. O requerimento do auxilio é feito na Secretaria Acadêmica e o desconto é determinado de acordo com o tempo de trabalho ou a carga horária de trabalho.

13548851_1039010976183947_1815896864_o.png

A estudante de Arquitetura e Urbanismo Isabelle Baracy já está no quinto período do curso, mas conta que não teria conseguido fazer a faculdade sem o auxilio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), oferecido pelo Ministério da Educação. “Eu fiz a inscrição no terceiro período. Para mim o Fies é muito importante, porque sem ele não teria como pagar a mensalidade, e acho que para muitas pessoas também deve ser de grande ajuda”, conta. O Fies é um programa de financiamento oferecido para os alunos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. Porém, o MEC suspendeu o contrato do Fundo de Financiamento com diversas instituições, entre elas a Univali, assim, somente inscrições realizadas antes da suspensão do contrato continuam recebendo o benefício. Isabelle também fala da burocracia em volta do financiamento na hora da inscrição. “Você precisa entregar documentos comprovando como funciona todas as rendas na sua casa, e eles conferem tudo para ver se é realmente verdade. Mas depois de aprovado é mais tranquilo, nos próximos semestres só precisa fazer um adiantamento pelo site, informando o valor da mensalidade”, explica.

A Bolsa de Estágio, oferecida por outras empresas, faz parte dos programas de benefícios oferecidos pelos Recursos Externos, onde o benefício é disponibilizado pela empresa onde o aluno estagia. Pedro Gonçalves, estudante de Comércio Exterior, recebeu a oportunidade de bolsa após começar um estágio não obrigatório e não remunerado na Empresa Junior de Assessoria e Consultoria em Comércio Exterior da Univali, Trade Junior. “Ao iniciar minhas atividades na Trade Junior, meu objetivo era aprender na prática os procedimentos de importação e exportação. Após alguns meses os coordenadores disponibilizaram bolsas para os estagiários que se destacaram e surgiu a oportunidade”, conta.

Márcia Roseli da Costa, Gerente de Atenção ao Estudante, fala que o numero de alunos recebendo algum tipo de benefício oferecido pela Univali é bastante expressivo. Segundo a gerente, existe uma grande preocupação em ajudar o acadêmico a conseguir um auxílio de custo. “Além das bolsas, nós temos convênios com empresas que através do Banco de Talentos entram em contato com os acadêmicos para marcar entrevistas de estágio”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s