Arte e Cultura

Teatro: a arte que caminha em passos conjuntos

Um dos mais importantes festivais de teatro de Santa Catarina aconteceu de 04 à 11 de junho, coordenado pela Rede Itajaíense de teatro, o evento só vem crescendo no cenário

Um dos mais importantes festivais de teatro de Santa Catarina aconteceu de 04 a 11 de junho. Coordenado pela Rede Itajaiense de teatro, o evento só vem crescendo no cenário cultural local

Texto: Andressa Zuffo e Thiago Julio
Edição: André Schlindwein

O cortejo segue e em um caminho encantador transmite beleza, cores e graça. Distribuindo arte a cada passo dado, uma surpresa, entre tantas manifestações artísticas que seguiram a rua Hercílio Luz, a procissão vem dar inicio ao 10° Itajaí em Cartaz. O festival que teve inicio em 2007 com o intuito de mostrar o cenário itajaiense e reunir as produções teatrais locais é considerado hoje um dos mais importantes festivais de teatro de Santa Catarina.

13320559_1188739234483293_7346926799932780883_o
Cortejo de abertura do 10º Itajaí em Cartaz (Foto: Diego Miranda)

Os oito dias de evento, iniciados em 04 de junho, foram contemplados com 15 espetáculos gratuitos das mais diversas formas. Diversidade é uma palavra boa para usar se tratando de arte, no caso do Itajaí em Cartaz ela se enquadra perfeitamente. Amostras artísticas aconteceram na rua, na casa da Cultura Dide Brandão e no Teatro Municipal de Itajaí.

Espetáculos de rua, monólogos, comédia, drama, e peças para a infância foram levadas ao publico. Atividades e discussões que abordaram temas como a formação de plateia, formato de festivais, produções de teatro e projetos de continuidade também foram abordados durante o período.

13411673_1191091654248051_2291174257397010071_o
Cena do espetáculo “(des) pertencimento” (Foto: Diego Miranda)

Realizado pela Rede Itajaiense de Teatro o 10° Itajaí em Cartaz se desenvolve e ganha cada vez mais espaço, com a força do trabalho em conjunto feito pelos artistas. Levando em conta a distribuição das manifestações artísticas pela cidade, o público surpreendeu nesta edição. Segundo Camila Gonçalves, comunicadora do Itajaí em Cartaz desde a primeira edição, o ganho do evento é notável. “Um dos principais pontos que eu vejo diferenciando a primeiro edição da décima é a potência de cada espetáculo, a conquista do público é algo notável, as plateias ficaram lotadas, as pessoas estão participando ainda mais e procurando pelos espetáculos. Os atores estão amadurecendo e as peças surpreendendo com a qualidade”.

13415584_1191373230886560_9215434587613478859_o
Publico comparece para assistir o espetáculo “Quase Tudo no Timing” (Foto: Diego Miranda)

Charles Augusto é ator e apresentou na quinta-feira (09) o espetáculo “Estapafúrdio” que trata da arte em sua essência, buscando levá-la para qualquer lugar. Na descrição, a primeira palavra para o espetáculo é “Mambembear”, termo que trata sobre teatro ambulante e fala da importância que festivais como esse tem para a cidade e como a arte em si transforma a sociedade. Em meio a várias participações no festival, coordenando por duas edições, ele afirma o quão nítida é a evolução dos grupos da região e como o crescimento vem acontecendo.

Todas as sessões estavam lotadas, muitas pessoas em filas de espera para entrar nos diferentes espetáculos. Durante toda a semana a procura do público foi muito grande e isso mostra uma evolução na questão do consumo cultural na região. Ao término de espetáculos alguns artistas gritaram “Não somos vagabundos, trabalhamos muito para levar arte”. Ver essa procura da plateia mostra o que eles vem sendo ouvidos. “A evolução está tanto em termos de qualidade dos espetáculos como em quantidade e também de plateia” afirmou Charles.

Há muito ainda para se fazer, para lutar e mudar no cenário cultural. A arte vem como forma de evolução na sociedade e está presente em todo o lugar como conclui Charles: “A arte está na nossa vida o tempo todo, o teatro e a música estão presentes em todo o lugar, o necessário é que as pessoas notem isso”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s