Arte e Cultura

InstaMeet: Fotografia além das redes

Fotógrafos amadores da região se dedicam a registrar as melhores paisagens do litoral norte com equipamentos que vão de câmeras profissionais a celulares.

Fotógrafos amadores da região se dedicam a registrar as melhores paisagens do Litoral Norte com equipamentos que vão de câmeras profissionais a celulares

Texto: Leandro Pereira e Marcelo Martim 
Edição: Luzara Pinho

Amigos que se uniram por um interesse em comum: a paixão pela fotografia. Sem se conhecer pessoalmente, Ligiane Finardi, Alfabile Santana, Juliana Caldeira Veciloski, George Domit de Oliveira, Emerson Souza e James Orsi sempre estiveram atentos às mídias sociais. Foi ali que o contato começou. Unir fotografia, amizade e mídias sociais parecia uma boa ideia. O mesmo talento em comum resultou no Projeto “Exposição Fotográfica Instameet”.

editada 5
Foto: Luzara Pinho

O organizador do projeto, Alfabile Santana, conta que a ideia é promover encontros entre amigos fotógrafos amadores. Até então o que se concentrava no mundo virtual ganhou força e partiu para as ruas. O grupo possui um aspecto especial: registros de fotos dedicadas à natureza preservada e pontos turísticos de Itajaí, como as praias Brava e Cabeçudas, Morro da Cruz, a Igreja Matriz, o Porto, entre outros.

Apesar da paixão por fotografia, Alfabile, que na verdade é consultor tecnológico, explica que o grupo encara a ação como hobby. “Nos consideramos amadores no sentido de que não vivemos de fotografia. Ela é minha segunda profissão, não vivo só dela, no momento levo como lazer.”

Cada membro possui seu próprio estilo, Alfabile define o dele como paisagem artística, pois possibilita produzir efeitos como cores vibrantes e saturadas, céu dramático, entre outros. Em suas fotografias, ele utiliza diversas técnicas, a principal é HDR (High Dynamic Range), um método utilizado na fotografia para realçar cores, tons, contraste e brilho. “Reforço que esta é uma escolha minha, nosso grupo não segue um padrão. Alguns preferem preto e branco, outros fotografam com celular, não há regras especificas”, conta.

Gosto de fotografar a paisagem. Estou sempre atrás de um nascer do sol. Nosso grupo produz além de fotos da natureza, cenas urbanas também. Quanto aos filtros, cada um tem seu estilo próprio, desde a configuração da câmera, para obter um resultado na pós-produção, quanto na escolha do equipamento. – Alfabile Santana.

Confira a galeria com alguma das obras da exposição: 

Para quem desde muito cedo já fotografava a natureza, o reconhecimento começa a aparecer. É nas mídias que ele faz sucesso. O número de seguidores nas redes é expressivo. Seus perfis nas plataformas Facebook, Instagram e Snapchat se tornaram um portfólio e conquistaram admiradores pela região.

A administradora de empresas Ligiane Finardi Meyer, também membro do grupo fotográfico, explica que não encontra dificuldades para produzir as fotos, já que o avanço tecnológico está sempre em movimento. “Todos os membros possuem câmera profissional, mas o celular também auxilia. Nos celulares utilizamos a qualidade 4K, o aparelho possibilita a publicação instantânea nas redes, a câmera demanda mais tempo. O que precisa neste tipo de fotografia é um olhar mais atento e disposição para ir até os lugares”.

editado 9
Foto registrada com câmera de celular (Foto: Luzara Pinho)

Para Ligiane é preciso se arriscar e ir além daquilo que já se está acostumada a fazer. É o que tem feito nos últimos meses: novos olhares sob as fotografias. “Vou às ruas, fotografo pessoas, situações inusitadas. Tenho inovado e estou arriscando fotografias mais autorais, além da natureza que já me encanta”.

Ao todo são 12 fotos expostas na Mostra Fotográfica InstaMeet, que inaugura a nova Galeria de Arte do Itajaí Shopping. A galeria fica no L2 do Shopping e está aberta das 10h às 22h. De acordo com o gerente de marketing do shopping, Geverson Rodrigues, a ideia é que a nova galeria seja permanente entre as atrações do shopping, porém, ainda sem espaço fixo. Os interessados em expor trabalhos que valorizem a cultura local podem procurar a administração ou entrar em contato pelas mídias sociais.

um comentário

  1. Muito legal a reportagem ficou show. Prestigiar a nova galeria de arte do shopping da nossa cidade com essas belas imagens é excelente.
    Parabéns pela também entrevista de um dos melhores fotógrafos da região Alfabile Santana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s