Tecnologia

Conheça aplicativos famosos por promover transporte inteligente

A tecnologia que permite aliar rapidez e eficiência a favor do transporte entre táxis e serviços similares.

A tecnologia que permite aliar rapidez e eficiência a favor do transporte entre táxis e serviços similares

Texto: Leandro Pereira e Marcelo Martim
Edição: Luzara Pinho

Com a popularização da internet, novas formas de comunicação foram estabelecidas. Dentre os inúmeros benefícios que esse advento proporcionou podemos destacar a otimização do tempo das pessoas. Hoje é cada vez mais comum o surgimento de novos aplicativos de taxi e carona coletiva. Esse tipo de ferramenta proporciona que usuário peça um carro em segundos e poucos toques no celular. É o caso do app 99taxis.

Criado em 2012, o 99taxis está presente em mais de 300 cidades. Por meio do aplicativo, o usuário solicita um táxi e os cinco táxis livres mais próximos recebem o pedido. Então, o taxista deve aceitar a corrida, ganha o que estiver mais próximo do passageiro.

Os taxistas são selecionados por meio de uma série de documentos e os passageiros são validados pelo número de telefone. O app está disponível para usuários do Windows Phone, iOS e Android.

23093317443059
Recentemente, o aplicativo permitiu o passageiro calcular uma estimativa do valor das corridas (Foto: Reprodução)

O estudante de 17 anos Matheus Sudbrack Tafas utiliza o 99taxis semanalmente em Balneário Camboriú. “Acho muito prático. Vale muito a pena e pelo conforto compensa bem mais pedir o taxi via o app”. Além de ser prático, ele comenta que o aplicativo possui um design elegante. “Os taxistas sempre são gentis e os carros em ótima qualidade”, completa.

Ao pedir um taxi, o taxista recebe a localização do passageiro. “A app sempre dá a localização certa. Caso o taxista não encontre, ele te liga para confirmar o lugar”, ressalta.

O jovem ainda destaca a facilidade de pagamento dos taxis. “Método de pagamento é via PayPal, crédito ou em dinheiro. Essa é a vantagem, pois a maioria dos taxis não aceita cartão. Tem taxista que não gosta de usar o crédito, porque eles não ganham muito em cima”, destaca.

Outra opção inteligente de se locomover que vai do econômico ao luxo: Uber

A nossa equipe de reportagem testou recentemente na cidade de São Paulo o serviço de transporte que está dando o que falar. O sistema de transporte privado urbano em rede se popularizou no Brasil e já conquistou funcionários e motoristas por sua eficiência. O aplicativo opera em mais de 400 cidades pelo mundo, no Brasil em Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Durante o mês de maio, em viagem, fomos conhecer São Paulo. A pergunta pertinente que logo nos veio à cabeça foi: com tantas opções de transporte, qual escolheremos? Para conhecermos e entendermos como funcionava os diversos sistemas de locomoção em São Paulo, testamos alguns. Entre eles, o Uber. Foi uma surpresa positiva. Com o aplicativo já instalado no celular, você informa alguns dados pessoais, como por exemplo, o número do seu cartão de crédito, que é a forma de pagamento. Após isso, onde quer que você esteja pela cidade, você define sua localização até aparecer no mapa os motoristas que estão próximos a você. Quando encontrado, você solicita algum e na sequência você já recebe informações do motorista, como seu nome, foto, placa e modelo do carro, a distância que ele está de você e em quanto tempo chegará. Um fato marcante é que em todas as corridas que realizamos, o tempo máximo de espera foi de oito minutos. Quando o carro chega, logo no início já se nota a gentileza e educação. Alguns carros oferecem bala, água, lenços, entre outros agrados. Determinados motoristas lhe permitem escolher a rádio e a temperatura, e até se você conhecer um trajeto mais rápido.

Entre idas e vindas, utilizamos o aplicativo sete vezes. Durante os trajetos, conversamos com os motoristas e é claramente notável o quão eles estão satisfeitos com a empresa. É o caso de Marina, que nos levou da Avenida Paulista até o Bairro Perdizes. De acordo com a motorista, o Uber é sua segunda profissão e para ela a maior vantagem é fazer o horário que deseja. “Tenho outro trabalho e quando não estou nele determino algumas horas e trabalho com o Uber. A empresa nos permite essa liberdade”, contou.

13460987_1345735155453990_764092892_o
Não é necessário dar gorjeta. No Uber, o pagamento é via cartão de crédito. (Foto: Leandro Pereira)

O aplicativo foi muito eficiente e não deixou a desejar. Talvez porque estávamos em papel de turistas, mas em geral, superou as expectativas. Vale ressaltar que ao fim de cada trajeto você avalia o motorista e vice-versa. Para ambas as partes é possível consultar a pontuação, pois se o motorista tiver uma má avaliação você pode desistir da corrida, assim como se o passageiro tiver uma má avaliação encontrará problemas ao solicitar um carro. Segundo os motoristas, quando o passageiro encontra algum problema ele pode e tem o dever de reportar à empresa, que se dispõe a resolver de forma rápida e eficaz. Em um dos trajetos, um motorista nos relatou que meses atrás determinado motorista teve seu carro depredado por taxistas e a empresa Uber prontamente pagou os danos. Ou quando um passageiro não acha justo o preço cobrado, ele pode entrar em contato com o Uber e tentar algum desconto na próxima corrida. Por falar em desconto, a primeira viagem ganhamos grátis, depois indiquei um amigo, ele aderiu e ganhou desconto também. Sem contar nos códigos promocionais que geram descontos.

Além disso, você ainda pode escolher a modalidade. No UberPool é possível encontrar preços mais baratos, pois você divide o trajeto com outros passageiros, mas o percurso se torna mais demorado. Outra opção é o UberX, também com as tarifas mais em conta, essa modalidade oferece carros populares e compactos de diversas cores. Há também o UberBlack, que oferece um serviço mais sofisticado com carros de alto padrão e valor à altura. E mais recente, o UberCOPTER (somente em SP), que ainda está em fase de testes, mas promete oferecer helicópteros para agradar quem prefere agilidade e luxo. De acordo com o portal TechTudo, a modalidade X e pode ser até 35% mais barato do que o valor cobrado por motoristas do UberBLACK. Por exemplo, cada corrida de R$ 20 no BLACK geraria uma cobrança de R$ 13 se fosse na modalidade X.

Mas há uma polêmica por trás disso tudo: Uber x Taxistas. Os taxistas alegam que o aplicativo seria ilegal e estaria causando danos aos profissionais que são regularizados. Engana-se quem pensa que o embate acontece só por aqui. O Uber gera revolta em diversos lugares do mundo em que está instalado, como por exemplo em Londres e Paris, onde os taxistas promoveram grandes paralisações. O portal TechTudo explicou a polêmica, entenda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s