Cidades

O mês é Maio Amarelo, mas a atenção deve ser o ano todo

A morte no trânsito é uma das que mais mata no mundo. Por conta disso, estão sendo criadas campanhas para diminuir essas estatísticas. Uma delas é o Maio Amarelo, que vem realizando ações educativas nos últimos anos.

A morte no trânsito é uma das que mais mata no mundo. Por conta disso, estão sendo criadas campanhas para diminuir essas estatísticas. Uma delas é o Maio Amarelo, que vem realizando ações educativas nos últimos anos.

Texto: Letícia Maia, Mariana Campos e Paula Leão
Edição: Juliana Costa

Fotos: CDL Jovem

A cor amarela alerta os motoristas que algum perigo estará em seu caminho. De acordo com um levantamento feito pelo DATASUS em 2014, foram registradas 43 mil mortes originadas por acidentes de trânsito. No dia 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou que a década seria de ações para seguranças no trânsito, originando assim a campanha mundial do Maio Amarelo.

A campanha tem como objetivo alertar os motoristas a respeito da violência no trânsito. Durante o mês de maio são realizados diversos eventos pelo mundo todo e neste período é feito um balanço do impacto destas ações. Este ano, um dos grandes focos da campanha foi a conscientização com o uso de celular no volante. Cada vez mais acidentes de trânsito tem acontecido por conta da infração, considerada grave.

Segundo um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 e 2,4 milhões até 2030, tornando essa a quinta maior causa de morte mundial. Atualmente, é a nona. Por isso, com a chamada Década de Ações no Trânsito, a intenção é poupar até cinco mil vidas até 2020. Ainda segundo o órgão, o Brasil está em quinto lugar mundial em mortes no trânsito, atrás dos países Índia, China, EUA e Rússia.

Confira abaixo os gráficos das mortes no trânsito em Santa Catarina:

Screen Shot 2016-05-30 at 9.06.29 PM
Fonte: Site oficial do Movimento Maio Amarelo.

Em Balneário Camboriú, os movimentos relacionados ao Maio Amarelo iniciaram em 2014, mas de acordo com a coordenadora de educação no trânsito da Fundação Memória do Transporte (Fumtran) de Balneário Camboriú, Karine Winter, o ano de 2016 foi o mais engajamento da sociedade civil organizada. “Foram mais de 36 ações em Balneário Camboriú, entre palestras em empresas, escolas, teatros com fantoches para crianças, abraço ao Cristo, campanhas de impacto com carros batidos e etc.” conta Karine.

Um dos aspectos mais interessantes para Karine é o fato de todas estas campanhas sempre estarem em parceria com os agentes de trânsito, que não medem esforços para prestar apoio aos colaboradores. Durante o feriado do dia 26 de maio, a Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL) posicionou um carro batido na principal via de acesso à cidade para alertar os motoristas ao risco que se corre ao dirigir e utilizar o celular ao mesmo tempo. O objetivo foi divulgar a campanha “Eu curto ser motorista responsável”, lançada em 2015.

13321272_1249863295031628_386214982_o
Evento relativo ao Movimento Maio Amarelo, em Balneário Camboriú.

Por se tratar de um projeto relativamente novo, ainda não se pode dizer que as campanhas já possuem algum tipo de impacto na sociedade. Porém, Karina comenta que as pessoas que recebem as campanhas confidenciam que passam a pensar mais nestes riscos e na mudança de comportamento. A tendência é que haja cada vez mais engajamento nas campanhas com o passar dos anos, buscando diminuir os acidentes de trânsito.

A equipe do Maio Amarelo também disponibiliza em seu site dicas para a segurança no trânsito. Confira na imagem abaixo:

Screen Shot 2016-05-30 at 9.06.07 PM
Fonte: Site oficial do Movimento Maio Amarelo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s