Meio Ambiente

Programa de castração e microchipagem tem R$ 1 milhão para investir em Joinville

A finalidade do programa é regular a população destes animais nas vias públicas da cidade, beneficiando entidades de proteção animal e famílias de baixa renda.

Finalidade do programa é regular a população destes animais nas vias públicas da cidade, beneficiando entidades de proteção animal e famílias de baixa renda

Texto: Alan Willian e Talissa Peixer
Edição: Luzara Pinho

Cães e gatos percorrem as ruas das cidades. E em meio a tantas pessoas, carros e a correria do dia a dia, procuram companheiros para acasalar. Mas e se a população de animais domésticos crescer desordenadamente? Foi pensando na prevenção que a Secretaria do Meio Ambiente de Joinville (Sema), adotou o Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos na cidade. Metade do objetivo estimado para esse ano, de castrar e microchipar cães e gatos foi alcançado: 2.582 castrações e 2.528 microchipagens foram feitas nos animais.

“A proposta do programa é efetivar a castração e a microchipagem em médio e longo prazo como forma de controlar efetivamente a população de cães e gatos. Para o ano de 2016 o orçamento da Sema reservou R$ 1 milhão para o programa”, afirma o gerente da Secretaria do Meio Ambiente, Reginaldo da Roza.

foto - prefeitura de joinville
O decreto 26.024/2015 da lei orgânica do município regulamentou o programa. (Foto: Prefeitura de Joinville).

O gato siâmes chamado Leleko, com idade aproximada de 2 anos, e a cadelinha shitzu de 1 ano e 3 meses, Brisa, são os animaizinhos de estimação da artesã Sarah Elizabeth Reinke. Leleko, que é castrado, saiu das ruas para a casa de Sarah. “Não vimos muita alteração de comportamento do Leleko após a castração. Apenas aumento de peso, ele engordou muito. A Brisa é microchipada. ”, disse a artesã.

Para ela, o programa da prefeitura é positivo e ajuda as famílias de baixa renda da cidade que não possuem condições financeiras para fazer os procedimentos com os animais. “O animal que não é castrado acaba pegando cria. Nascem os cachorrinhos, e o que a família faz? Joga na rua. E esses jogados na rua, daqui algum tempo vão estar reproduzindo, e assim sucessivamente”, conclui Sarah.

foto
Arte: Amigos dos Bichos
arte 2
O microchip é um pouco maior que um grão de arroz. (Foto: Portal Perfect Dog).

O que é microchipagem? O propósito da implantação dos microchips é assegurar a localização do responsável, reduzindo o abandono e facilitando o controle populacional e, também, o controle de doenças.

arte 3
Arte: Reprodução/internet

O que é castração? A castração é um método cirúrgico, praticado em cães e gatos, para impossibilitar a reprodução sem controle. Nas fêmeas, o útero, as trompas e os ovários são retirados. Já nos machos, os testículos são removidos. A cirurgia é feita com anestesia geral e analgesia adequada. É uma cirurgia simples, não precisa de internação, e, em torno de uma semana, o animal está totalmente recuperado.

Sete entidades de proteção animal de Joinville cadastradas, na Sema, são beneficiadas pelo programa. São elas: Guapecas, Frada, Mia Vida, Patudos da Rua, Abrigo Animal e Associação de Protetores de Animais de Joinville (Apajoi). O programa beneficia também, famílias com renda mensal de até três salários mínimos, que estão inscritas no programa CadÚnico na Secretária de Assistência social da cidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s