Esportes

Jovem enxadrista de Navegantes garante vaga em Mundial na Turquia

Conheça Ane Caroline, a atleta catarinense que, por se considerar "desengonçada" para outros esportes, encontrou no xadrez a sua trajetória de vida

Conheça Ane Caroline, a atleta catarinense prodígio do esporte “de intelectuais”

Texto: Thamiriz Garcia

Ane Caroline Costa tem quase 17 anos. Há seis, encontrou uma modalidade esportiva que, poderíamos dizer, deu norte à sua vida. Hoje, ela trabalha – dando aula de xadrez para crianças-, namora – com um rapaz que conheceu através do xadrez – e estuda – em uma escola onde ganhou bolsa como atleta de xadrez. É, sem sombra de dúvidas, a campeã do esporte considerado “de intelectuais” tem uma história muita íntima com a modalidade.

“Eu comecei com o xadrez na quarta série. Na minha antiga escola, tínhamos aula uma vez por semana, junto com a disciplina de educação física, e eu acabei gostando. Aí comecei a treinar a tarde com o professor Jonathan e fui evoluindo. Em 2010 comecei a jogar torneios pelo estado e em 2011 veio o primeiro título, eu e minha equipe formada por mais 3 meninas do Colégio Santo Anjo conquistamos os Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC) – 12 a 14 anos.” Com tanto reconhecimento assim, tão cedo na vida esportiva, e com um grande apoio da família, não teve jeito, Ane se animou e não parou mais.

5
Ane e seu companheiro, o tabuleiro de xadrez | Foto: Acervo Pessoal

Quando a pergunto sobre porque escolheu a modalidade, a garota ri e confessa que um dos motivos foi por não ter muita facilidade com outros esportes que envolvem exercícios físicos. “Sempre fui muito desengonçada”, conta. Mas não é só isso, ela explica que o xadrez auxilia muito na escola. “Principalmente nas matérias exatas, na capacidade intelectual, e ajuda também a lidar com situações difíceis, de pressão, sabe? Concentração e raciocínio lógico”.- Ao fim da conversa, descubro que dos mais de 600 alunos matriculados na escola que frequenta, ela é quem tem as maiores médias, e em todas as disciplinas.

Todo esse reconhecimento não é para menos, Ane treina três vezes por semana no clube de Xadrez de Navegantes e procura sempre praticar em casa. Nos outros dias, ela dá aula da modalidade para os terceiros, quartos e quintos anos do ensino fundamental do colégio onde estuda. Toda a sua vida acaba sendo guiada pelo esporte, mesmo que indiretamente. “O xadrez me proporcionou também um namorado maravilhoso há 2 anos.”, revela a enxadrista.

1
Ane se diverte com as amigas de equipe após venceram os Joguinhos Abertos de SC em 2013 | Foto: Acervo Pessoal

Mas mais do que todas as coisas boas que o esporte trouxe para vida da jovem, ela garante que o que mudou muito também, e para melhor, foi a sua visão de mundo. “A gente sempre aprende muita coisa nas viagens, por exemplo. As experiências ficam pra sempre. Tem que aprender a se virar sozinha num alojamento, não tem a comida da mãe, tem que estar apto a sair do conforto de casa, passar horas dentro de um carro/ônibus, não é fácil, mas vale a pena.” Ela conta que é o apoio da família e dos amigos o que mais a motiva e também o apoio financeiro da Fundação Municipal de Esportes de Navegantes e a bolsa de estudos que recebe através do xadrez.

“Meu sonho é ser bem sucedida no que eu escolher fazer”, o que ela confessa estar bem difícil de escolher. A atleta, que está cursando o terceiro ano do ensino médio, já está em época de vestibular e precisa decidir o que vai cursar na faculdade. Por enquanto, considera os cursos de Engenharia, de Produção ou Química. “Só que também tenho uma paixãozinha pelas ciências políticas.”, confessa.

Mas o que quero mesmo é sempre ter meus amigos, família e namorado ao meu lado. E, claro, ter meu passaporte cheio de carimbos, quem não quer, né?” – conta, cheia de simpatia.

A jovem, que nasceu em Balneário Camboriú mas sempre viveu em Navegantes, já é detentora de diversos títulos mesmo com pouca idade. O último deles, o de vice-campeã da seletiva nacional Gymnasiade,  foi o que garantiu a vaga dela no mundial escolar que acontecerá na Turquia, para onde embarca em julho. “Eu chego em alguns lugares e ouço “você é a menina que vai pra Turquia, né? Eu fico vermelha igual um pimentão e tenho certeza que minha mãe já passou por ali”.

7
Na seletiva de Gymnasiade, em maio deste ano | Foto: Acervo Pessoal

Conheça alguns dos títulos de Ane Caroline Costa:

  •  Tri-campeã do JESC (Categoria 12 a 14 anos, em 2011 e 2013, e categoria 15 a 17 anos, em 2014);
  • Bi-campeã estadual juvenil (até 20 anos, em 2014 e 2015);
  • Duas vezes vice-campeã dos Jogos Escolares da Juventude (brasileiro do JESC, em Natal 2013 e João Pessoa 2014);
  • Três vezes campeã dos Joguinhos Abertos de SC, por Navegantes (2013, 14 e 15);
  • Campeã da OLESC, também por Navegantes (2013);
  • Campeã sul-americana escolar (2013, em Mar Del Plata – Argentina, representando a seleção brasileira);
  • Duas vezes medalha de ouro nos Jogos Abertos de SC (JASC), por Navegantes (2014 e 2015);
  • Vice-campeã mundial escolar (Juiz de Fora – MG em 2014);
  • Vice-campeã da seletiva nacional Gymnasiade (2015).
6
Ane e a medalha que garantiu sua vaga para o mundial na Turquia | Foto: Acervo Pessoal

“É uma experiência única, e a gente sempre espera o melhor, mas eu procuro sempre manter o pé no chão, nem subestimar nem superestimar. Por enquanto não tenho como saber quem serão as adversárias nem o nível delas, mas tô procurando me preparar para o melhor.” – Ane Caroline, sobre o mundial na Turquia.

– Com tanta simpatia e amor pelo o que faz, não tem como a gente te desejar menos do que “muito boa sorte”, Ane! Boa viagem!

 

um comentário

  1. Ane parabéns e que Deus esteja sempre junto contigo! Já és uma vencedora e fico muito feliz por sermos representados por ti!..Abraços!…Estaremos torcendo por ti!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s