Comportamento

Casamento, uma causa (quase) impossível

Veja a receita do bolo casamenteiro. Há quem diga que se a de fatia recebida vem acompanhada de um anel, o casamento estará mais próximo do que se imagina

O dia de Santo Antônio é comemorado anualmente em 13 de junho 

Texto: Luana Cristina

O cheiro do café no final da tarde é o aviso de que vai ter bate-papo na cozinha. A porta de madeira, com o seu verde escuro apagado pelo tempo, fica entreaberta para que o vento não apague as chamas no fogão a lenha.  A tia mais velha, ao lado de sua mãe, se enche de orgulho ao falar que as filhas já estão todas casadas e que vem neto aí. Com um ar de zombaria, exclama, referindo-se à sobrinha: “Pobre da Rosa, que nem sequer arrumou um namorado, quem dirá um casamento!”.

Como toda e bondosa avó, Dona Maria prepara a reza, o bolo, e a imagem de Santo Antônio para dar de presente à neta. Mal sabe ela quantas correntes de oração Rosa já fez. Até o pobre menino Jesus já foi tirado do santo e deixado por mais de dois meses no freezer. Mesmo assim, a graça não foi recebida.

Rosa, 30 anos, é uma moça tímida, usa saia longa, tranças nos cabelos e um laço de fita. Tem um olhar de espera, que anseia pela chegada do amado, ainda desconhecido.  Santo Antônio, ou Antônio de Lisboa, nascido em Portugal no ano de 1195, nem pode imaginar a sua sina. O santo já perdeu as contas de quantos pedidos, cartas e súplicas recebe para ajudar as Rosas, Marias e Joanas mundo afora…

Chamado de “santo casamenteiro”, Antônio ficou assim conhecido por ajudar as moças mais humildes a arrumar o dote e o enxoval para o matrimônio. Em seus sermões não havia nada de específico a respeito de casamentos.

Em 13 de junho comemora-se o dia de Santo Antônio. O bolo casamenteiro é distribuído em inúmeras comemorações, além de outras simpatias que são feitas ao longo do ano, com o objetivo de encontrar a tão sonhada alma gêmea. Há quem diga que o santo ajuda mesmo, e que se a de fatia recebida vem acompanhada de um anel, o casamento estará mais próximo do que se imagina.

Receita do bolo de Santo Antônio

Ingredientes

6 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 copo (tipo americano) de água morna

Cobertura (Glacê)

400 g de margarina
1 lata de leite condensado

Modo de preparo

Em uma batedeira coloque 6 claras e bata em neve. Acrescente 6 gemas, uma a uma, e continue batendo.
Desligue a batedeira e com uma colher incorpore o açúcar, a farinha e a água morna, mexendo de baixo para cima.
Por último acrescente o fermento em pó e mexa para incorporar os ingredientes. Despeje em uma forma (n°3 ou 25 cm X 35 cm) e leve ao forno a 180° C por cerca de 30 minutos.
Desenforme e deixe esfriar. Corte o bolo ao meio e recheie com goiabada ou doce de leite. Cubra com glacê e enfeite com confeitos coloridos.

 Cobertura

Em uma batedeira coloque a margarina e o leite condensado e bata até ficar em ponto de glacê (cremoso e macio).
Coloque em um saco de confeitar e decore o bolo.

Oração de Santo Antônio

“Meu grande amigo Santo Antônio, Tu que és o protetor dos enamorados, olha para mim, para a minha vida, para os meus anseios.
Defende-me dos perigos, afasta de mim os fracassos, as desilusões, os desencantos.
Fazei que eu seja realista, confiante, digno e alegre.
Que eu encontre um amor que me agrade, seja trabalhador, virtuoso e responsável.
Que eu saiba caminhar para o futuro e para a vida a dois com as disposições de quem recebeu de Deus uma vocação sagrada…
Que meu amor seja feliz e sem medidas. Que todos os enamorados busquem a mútua compreensão, a comunhão de vida e o crescimento na fé.
Assim seja.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s