Meio Ambiente

Transformar e educar: a conscientização ambiental através da reciclagem

Na Semana do Meio Ambiente, mil alunos participaram da primeira edição do projeto “Do Lixo à Arte” em Itajaí

Mil alunos participaram da primeira edição do projeto “Do Lixo a arte” em Itajaí.

Texto: Allan Willian e Talissa Peixer
Edição: Luzara Pinho

“Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo. E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo…”. A infância retratada na música Aquarela, de Toquinho, mostra dinâmicas ilustradas pelas crianças. Na XXI Semana do Meio Ambiente, que aconteceu em Itajaí, jovens e crianças da rede municipal de ensino do município prepararam trabalhos através do projeto “Do Lixo à Arte”.

Para o diretor de educação ambiental da Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (Famai), Marcos Aurélio Zimermann, o envolvimento das crianças e dos jovens com o projeto visa à conscientização da reciclagem com o lixo. “O propósito é reutilizar o que seria jogado fora e transformar em arte”, diz.

Escolas realizam trabalhos para o Projeto Do Lixo a Arte_60104-Fotógrafo(a) - Divulgação .jpg
Alunos no processo de produção (Foto: Divulgação Famai)

Durante os dias 1º e 2 de junho, a III Mostra Ambiental da Semana do Meio Ambiente, que aconteceu na Casa da Cultura Dide Brandão, trouxe diversas atividades que buscaram ressaltar a importância da reciclagem. Lá, os alunos de Escolas Básicas e Centros de Educação Integral (Cedin) expuseram seus trabalhos. Ao todo, mil alunos participaram da primeira edição do projeto idealizado pela Secretaria de Educação de Itajaí.

E se a inspiração dos alunos viesse de uma obra de arte de Van Gogh? Foi isso que aconteceu com os alunos do Centro Educacional Professor Cacildo Romagnini, que fica no bairro São Vicente. A professora Patrícia Garcia Cardoso idealizou o trabalho “Trama dos Girassóis”, inspirado na obra “Girassóis” de Van Gogh. As garrafas pet e caixas de leite viraram materiais indispensáveis para as crianças criarem seus próprios girassóis.

Escolas realizam trabalhos para o Projeto Do Lixo a Arte_60119-Fotógrafo(a) - Divulgação .jpg
(Foto: Divulgação Famai)

Segundo o professor Pablito Linhares Marcondes, do Centro Educacional Professor Cacildo Romagnini, os alunos e professores recuperaram na própria escola materiais para fazer as artes. Como papel crepom, arames e restos de EVA. “Os alunos trabalharam com esse material e realizaram a confecção utilizando os materiais reciclados da própria escola. O trabalho foi finalizado e ficou uma verdadeira obra de arte”, diz o professor.

O aluno Micael Souza, do 3º ano da Escola Básica Professor Martinho Gervási, disse que trabalhos assim dão um toque a mais no meio ambiente. “Os trabalhos trazem mais brilho. A natureza e a arte ficam mais coloridas”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s