Comportamento

Barba, cabelo e bigode. Cerveja, tattoo e Rock’n Roll

As barbearias modernas unem o bom e velho serviço do barbeiro aos assuntos que os homens mais gostam

As barbearias modernas unem o bom e velho serviço do barbeiro aos assuntos que os homens mais gostam

Texto: Mariana Ricardo e Thamiriz Garcia
Fotos: Andressa Zuffo e Mariana Ricardo
Edição: Andressa Zuffo

As tatuagens pelo corpo, o meião e a camiseta larga escondem a disciplina de quem começou a carreira de cabeleireiro no exército. Japa, como gosta de ser chamado, veio de Santos para Balneário Camboriú deixando para trás a família e a carreira militar. Aqui, ele resolveu inovar e, hoje, aos 22 anos, possui uma sede e três filiais de uma barbearia totalmente estilizada. “Eu comecei sozinho, coloquei uns quadrinhos na parede. A ideia vem da Holanda, da Schorem (barbearia famosa holandesa). Esses são os caras em que eu me inspiro. Mas no começo era uma cadeira simples e o chão quadriculado só”.

A ideia de fato é inovadora aqui na região, e até mesmo recente no país. O objetivo é transformar aquela barbearia monótona e antiga em um ambiente agradável, com tudo o que os homens gostam. Além do chão quadriculado, posters formam um papel de parede, garrafas de cerveja são borrifadores de água e suspensórios com camisa branca, os uniformes dos barbeiros. Rock como som ambiente, um estúdio de tatuagem e uma geladeira com aquela cerveja gelada e pronto, objetivo alcançado!

Imagens: Andressa Zuffo
Edição: Mariana Ricardo
Narração: Rafael Nunes (assessor e administrador da Estilo para Homens Tattoo Barber)
Locação: Estilo para Homens Tattoo Barber

Barba, cabelo e bigode. Hidratação, limpeza de pele e sobrancelha. Os homens podem tudo nas barbearias estilizadas! Lucas Martins gosta bastante de se cuidar, corta os cabelos e faz sobrancelha a cada quinze dias. Para ele, ambientes assim deixam os homens mais à vontade.

“É bom porque você está num ambiente que tem tudo a ver com o universo masculino. Diferente de estar em meio às mulheres e seus papos de salão, é agradável estar ali”. – Lucas Martins

O negócio do Japa bombou! Logo precisou começar a contratar auxiliares, que depois de formados por ele – para manter o estilo e profissionalismo – também passaram a atender clientes, tendo sua própria bancada. Aquela primeira barbearia com apenas uns quadrinhos ficou pequena e até mesmo a decoração precisou ser incrementada. “Eu sempre quis crescer”, conta. “Eu espero mais, quero ir para fora do país, ser reconhecido mundialmente. Sempre dá um frio na barriga, mas como eu não tenho nada que me prenda, acho que posso arriscar. E o segredo está em sempre continuar estudando, porque é como na moda, tudo sempre se atualiza. Posso estar velho e mesmo assim ainda estarei estudando”.

Nas fotos para a Agência Prefixo, Japa posou brincando com seus instrumentos de trabalho

O Japa querendo ir para fora do país e o Dimas trazendo tudo o que encontrou de ideias na Nova Zelândia para Itajaí. Proprietário de uma das primeiras Barber Shop da cidade, ele conta que espaços assim vêm fazendo cada vez mais sucesso porque os homens estão mais vaidosos. “Faz a diferença porque o homem hoje está ficando mais vaidoso. Aquela barbearia clássica – porque quando se fala em barbearia você lembra daquele velhinho e tal – acabou ficando para trás. O homem não procura mais o salão porque a barbearia estava muito tradicional. E a nossa ideia hoje é inovar, ter um espaço em que o homem possa fazer uma hidratação, um relaxamento, além de se atualizar também”.

E os clientes ainda entram na brincadeira da decoração vintage. Muitos dos detalhes que encontramos nas barbearias do Japa e do Dimas foram presentes dos frequentadores, como vinis, posters e até um taco de beisebol. Mas mesmo com a decoração arrojada e os diferenciais nos serviços, uma única coisa não se perde, a essência de uma boa e velha barbearia para reunir homens e suas conversas, afinal, papo de salão não é algo só das mulheres!

SERVIÇO

Rua: Lauro Muller, n° 347 – Centro – Itajaí, SC
Contato: (47) 3517-1603
Rua 1500, 567 – Balneário Camboriú, SC
Contato: (47) 9986-2129

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s