Notícias

Fulano e Beltrano moram no Brasil, diz IBGE

Nova ferramente do site, chamada Nomes do Brasil, permite saber quantos xarás você tem no país

Nova ferramenta do site, chamada Nomes do Brasil, permite saber quantos xarás você tem no país

Texto: Mariana Ricardo e Thamiriz Garcia
Edição: Andressa Zuffo

John Lennon está vivo. Ele tem 22 anos, mora em Curitibanos, Santa Catarina, e não é apaixonado por nenhuma Yoko. Assim como milhares de brasileiros, ele recebeu o nome de um famoso como forma de homenagem dos pais. Pelo Brasil, existem Maradonas, Neymares, Xuxas e Gugus. Fulano e Beltrano? Existem também! Como descobrir isso tudo? O IBGE disponibilizou a ferramenta de busca Nomes do Brasil em seu site, em que é possível saber quantos de cada nome existem pelo país. E o John não é o único, há mais de 19 mil e 700 pessoas com o mesmo primeiro nome do famoso.

De acordo com a psicóloga Juliana Maestri, a escolha do nome pode influenciar na autoestima e personalidade da pessoa. “Até que ponto influencia depende da relação da pessoa com seu nome. Há pessoas que se importam mais, outras conseguem levar na brincadeira. Se a pessoa de fato se incomoda com isso, pode afetar até mesmo o seu dia  a dia, pois o foco dela estará nisso”.

Confira os nomes mais populares no país de acordo com a ferramenta:

nomes comuns

No caso da Schayla Jurk, isso não interfere em nada. Pelo contrário, ela diz ter ótima relação com seu nome. “Quando eu era criança me incomodava um pouco soletrar, mas depois de adulta até isso é tranquilo. Eu tenho uma relação muito boa com meu nome, e com a reação das pessoas também, geralmente elas acham diferente, mas bonito”. O nome foi escolhido pela mãe antes mesmo de conhecer e namorar o pai da Schayla, prestando atenção nos créditos de um filme. Um “y” para alterar a grafia e ela se tornou ainda mais exclusiva.

No site do IBGE não é possível encontrar mais ninguém com o nome escrito da mesma forma, o que significa que existem menos de 20 Schaylas pelo país, pois a ferramenta só contabiliza nomes acima desse valor. Mas Schayla sabe que ela não é única, pois em uma rede social antiga existia até mesmo uma comunidade “Eu me chamo Schayla”, onde seis mulheres faziam parte.

A ferramenta é simples, mas bastante detalhada com apresentação de estatísticas e gráficos explicativos. No Brasil, os nomes mais comuns são Maria e José. É possível até mesmo saber o número de nascidos batizados com o mesmo nome em cada década.

Capturar
Portal do IBGE para busca de Nomes do Brasil

Nem sempre os nomes curiosos são para homenagear famosos e atrizes de filmes. No caso do Hércules Aristóteles, a intenção do pai não foi relacionar o filho ao semideus, nem ao filósofo grego, mas sim livrar o filho de problemas com a justiça. “Na época em que eu nasci, existiam mais três pessoas com o nome do meu pai na minha cidade. Ele descobriu isso porque a justiça o procurou cobrando por coisas que ele não tinha feito. Para eu não ter o mesmo problema, ele resolveu colocar a criatividade para funcionar e buscou um nome bastante peculiar”.

Mas não tão peculiar assim, além do xará que Hércules conhece na sua cidade, existem mais de 10 mil no país. O que o torna único é o segundo nome. Aristóteles é mais raro, são pouco mais de três mil. E ele leva tudo na brincadeira, mesmo que seja para manter o bom convívio. “Existem diversas brincadeiras, umas sem graça que dou risada para não perder a amizade e outras piadas muito boas. Tenho muitos apelidos também, mas não vejo de forma negativa”.

A psicóloga conta que nem todo mundo consegue ser forte como Hércules. “Conheço casos em que a pessoa procurou trocar de nome judicialmente, de tanto que isso lhe incomodava”.  Sendo Maria, Schayla, José, John ou Hércules, não importa. O importante é você estar bem consigo mesmo, e com seu nome.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s