Esportes

Transformando através do esporte

Mestre de Taekwondo Leonir faz a diferença com os jovens e crianças através de projeto social

Mestre de Taekwondo Leonir faz a diferença com os jovens e crianças através de projeto social

Texto: Juliana Nascimento e Luzara Pinho
Editor: Matheus Berkenbrock

A vontade de transformar a vida de jovens era sonho antigo. A paixão pelo Taekwondo fez o professor Lenoir Oliveira, campeão nacional da modalidade, juntar a prática esportiva com a mudança social. Assim surgiu o projeto “Mil e Uma Formas de Educar”, no ano de 1997.

Neste ano, ao se mudar para a Itajaí, surgiu a vontade de ver o Taekwondo crescer na cidade. “Muitas crianças e jovens tinham o interesse de treinar e virar um atleta e, dessa forma, com o auxílio do projeto estão podendo realizar seus sonhos”, frisa o professor.

lenoir 2
Mestre Lenoir com alunos do projeto (Foto: Arquivo pessoal)

O projeto “Mil e uma Formas de Educar”, que é apoiado pela Fundação Municipal de Esportes de Itajaí (FMEL), atende hoje 200 alunos de toda a cidade. As principais motivações para sempre seguir em frente com as atividades são os relatos positivos dos pais dos alunos.

“Os pais comentam que o Taekwondo ajudou muito no comportamento da criança ou do adolescente junto à sociedade e também ajudou a livrar vários deles de perigos sociais existentes em nossa volta”.

Dentro do projeto, já foram formados mais de 10 campeões nacionais e arremataram títulos em campeonatos importantes como os Jogos e os Joguinhos Abertos de Santa Catarina.

15638229258_36c8525d8e_o
Aluno do projeto durante o Jasc em 2014 (Foto: Matheus Berkenbrock)

E o trabalho do professor Lenoir vem rendendo bons frutos. Natana Caurio tem 19 anos e participa do projeto desde 2011. Atualmente só trabalha com o Taekwondo e tem sua rotina baseada nos treinos. Em 2015 foi campeã brasileira na categoria adulto e vice-campeã sub 21. Campeã também dos joguinhos regionais e dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC).

natana 2
Natana e Mestre Lenoir no pódio após competição (Foto: Arquivo pessoal)

Segundo ela o projeto mudou completamente sua vida. Através dele, Natana se tornou oficialmente uma atleta e com isso toda sua rotina mudou. “Quando conheci o projeto e do Taekwondo, eu não tinha ideia do que era ser uma atleta. Assim as portas foram se abrindo e oportunidades foram surgindo. Ganhei uma nova vida e uma maneira diferente de viver, enfrentando tudo com garra e determinação, que foi o que aprendi com a luta”, conta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s