Opinião

Shantay, you stay: conheça o reality show que conquistou o mundo

A competição entre drag queens já está em sua oitava temporada
Texto e Edição: Marcelo Martim
Fotos: Reprodução

“If you can’t love yourself, how in the hell you gonna love somebody else?”. É assim que a drag queen RuPaul Charles se despede ao final de cada episódio de seu reality show. O RuPaul’s Drag Race é uma competição no estilo de America’s Next Top Model, só que entre drag queens, onde a vencedora ganha 100 mil dólares e o título de America’s Next Drag Superstar.

ezgif.com-resize (1)
Violet Chachki, vencedora da 7ª temporada de RPDR

Junto a RuPaul, Michelle Visage, Carson Kressley e Ross Matthews formam o painel fixo de jurados. Além disso, cada episódio conta com dois convidados especiais. La Toya Jackson, Kelly Osbourne, Adam Lambert, Demi Lovato e Ariana grande foram algumas das celebridades que já passaram pelo programa.

A cada semana, as competidoras participam das provas temáticas, onde são testadas suas habilidades em Charisma, Uniqueness, Nerve, and Talent – os quatro elementos essenciais que formam uma drag queen perfeita segundo o programa. As duas que tiverem o pior desempenho na semana são indicadas para eliminação, que devem dublar por suas vidas para garantir permanência. Após a performance, é RuPaul que decide quem leva “shantay, you stay” e “sashay away”. Algumas das decisões de Mama Ru geram revolta entre os fãs do reality, que vão as mídias sociais pedirem justiça pela eliminação de suas favoritas. Quando restam três participantes é realizada a final do programa, com uma grande festa onde a America’s Next Drag Superstar é coroada.

Confira um glossário da gírias de RuPaul’s Drag Race aqui

O programa é realizado pela produtora World of Wonder e exibido nos Estados Unidos no canal Logo. No Brasil, o canal Multishow exibiu com exclusividade na TV brasileira a 7º Temporada do reality. Além disso, o serviço de streaming, Netflix, disponibiliza da 2º a 6º temporada do Drag Race.

Conheça todas as vencedoras de RPDR na galeria abaixo

Este slideshow necessita de JavaScript.

Atualmente na oitava temporada, já conhecemos as drags que formam o Top 4. Neste ano, o reality chegou a marca de 100 episódios e 100 participantes. A final da atual temporada deve ocorrer na metade do mês de maio.

Além das temporadas regulares, existe uma temporada All Star que conta com o retorno de algumas ex-participantes favoritas do público. No segundo semestre de 2016, está agendada a estreia da de RuPaul’s Drag Race: All Stars 2.

Assistindo o reality show é possível perceber a evolução entre as temporadas, principalmente na qualidade. A fotografia da primeira temporada comparada com as últimas é muito inferior, chegando a parecer um programa gravado em casa. Outro destaque é que a cada ano o nível das competidoras fica mais alto. E a melhora na própria edição fica mais evidente. Acho que muito se deve as melhoras no orçamento do programa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s