Opinião

Itajaí por outros olhos

Por: Bruna Bertoletti

Viajar sempre foi uma das minhas maiores paixões. Conhecer lugares novos, vivenciar outra cultura e conviver com povos totalmente diferentes. Para mim, é renovador! Mas, só depois de conhecer outro continente, é que percebi que não conhecia o meu lugar. Sabe aquela velha história de “fechar os olhos” para o que está bem na sua frente? Então, foi exatamente isso que fiz durante anos.
Para quem é um legítimo “peixeiro” falar dos encantos de Itajaí não é nenhuma novidade. No entanto, mesmo morando há quase um ano na cidade, ainda me surpreendo com as paisagens deslumbrantes que venho descobrindo nesse lugar. E é nessas horas que me questiono o porquê de ter “turistado” em Itajaí só no fim da faculdade.
Pensando nisso, e prevenindo que quem esteja chegando à cidade não cometa o mesmo erro que eu, destaquei seis lugares que me cativaram aqui. E mesmo que você seja itajaiense, continue lendo esse texto. Talvez você tenha deixado alguns detalhes passar despercebidos…

Mercado Velho

DCIM100GOPROGOPR0224.

DCIM100GOPROGOPR0216.

O Mercado Público Municipal, para mim, é o local que mais caracteriza a cultura e o povo de Itajaí. Ali fica evidente a arquitetura, o artesanato, a gastronomia, os costumes e arte tradicional peixeira. O que me encanta é perceber a simplicidade do local, que é totalmente convidativo para um happy hour no fim do dia. Nos últimos tempos o mercado ganhou ainda mais visitantes aos sábado e domingos, sendo cenário de almoços em família ou da cervejinha curtindo uma música ao vivo de boa qualidade.

Molhes da Barra

molhe da barramolhe da barra - cabeçudas

Sabe aquele lugar que conquista pela tranquilidade que traz? Foi exatamente essa sensação que tive ao conhecer os Molhes da Barra. Este é o destino certo para um dia ensolarado, e ainda melhor se for ao lado da família ou amigos. Pode ser para se exercitar, pegar um sol, curtir uma praia ou apenas caminhar apreciando a vista, os Molhes dão um show quando o assunto é belezas naturais. Outra vista incrível que o local pode proporcionar é a chegada dos navios ao cais. Do deck é possível ver a grandiosidade dos barcos, bem ali, passando na nossa frente.

Igreja Matriz

igreja matriz

Todos os dias, no caminho da faculdade para casa, passo em frente à igreja, e sempre me perco por uns segundos admirando a arquitetura do local. Procure passar um dia a noite ali. É incrível o quanto as luzes destacam a Matriz. E o mais legal é que nas épocas temáticas a igreja “se veste” de acordo com a ocasião. Um lugar que com certeza merece a visita e até uma foto.

Canto do Morcego

canto do morcego (4)canto do morcego (5)

Ir à praia no canto norte da Brava é comum, mas você já experimentou atravessar a orla em um dia de maré baixa? É desta forma que depois das pedras você pode encontrar um lugar quase que intocável e absolutamente encantador. Da praia é possível apreciar a vista do Oceano Atlântico, o Rochedo e a Mata Atlântica que emoldura este paraíso. O local tem este nome pois uma caverna entre as pedras serve de moradia para os morcegos.

Morro da Cruz

morro da cruz (2)morro da cruz

Conheço muita gente que vive em Itajaí, mas nunca subiu o Morro da Cruz. Realmente não dá para dizer que é um lugar de fácil acesso, porém o esforço pode valer a pena. É lá do alto que é possível ver a cidade de ponta a ponta, e até um pouquinho mais. A vista evidencia o confronto dos dois grandes portos da região, o de Itajaí e o de Navegantes. A subida íngreme e o clima de natureza com a vegetação que cerca rua é uma boa pedida para os esportistas, que arriscam deixar a preguiça de lado e subir até o topo do morro a pé ou de bicicleta.

Avenida Beira-Rio

DCIM100GOPROGOPR0212.

De dia o lugar perfeito para as práticas esportivas, e a noite uma via gastronômica para ninguém botar defeito. A Beira-Rio se transforma conforme o horário, e ganha centenas de visitantes diariamente. A avenida fica ainda mais movimentada quando o Centro de Eventos vira palco de festas renomadas na cidade, como a Marejada. É ali, no coração da cidade, que as principais riquezas de Itajaí ficam à mostra: o porto e a pesca. Quem caminha ou pedala por ali ainda pode conhecer de perto a maior marina do Brasil. Ah! Outra marca registrada da avenida são as simpáticas capivaras, que já levaram o nome de Itajaí a todo país.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s