Comportamento

Entrei na Univali, e agora? 12 realidades da vida universitária

Para ajudar o calouro e não perder a piada, confira a lista do que vira rotina dentro da universidade

Texto: Talissa Peixer
Fotos: Alan Willian
Edição:Letícia Wolff Maia

Entrar para a universidade inclui, além de desafios acadêmicos, adaptações aos costumes do local. São inúmeras situações inusitadas que os calouros enfrentarão no cotidiano e levarão como aprendizado até o último semestre. Quem nunca se decepcionou ao imaginar que a universidade é um mar de rosas e no fim se deparou a um campo de batalha? Preparamos um manual de boas vindas – ou seria um manual de sobrevivência?! – para aqueles que ainda não se acostumaram com a nova rotina. Afinal, são milhares de alunos e você não pode ficar para trás.

1- Estacionar o carro pode não ser tão simples como parece, mas vale de tudo (ou não) para não perder tempo e nem desperdiçar espaço. Do “A” ao “F” são muitas vagas improvisadas: canteiro e calçada são os mais utilizados pelos os alunos.

Foto 01

…Ta valendo o gol de placa também…

Foto 02

…Ou quem sabe se adaptar a um modelo mais compacto…

Foto 03

4- As moedas tornam-se sua melhor amiga quando bate a vontade de comer aquela pipoca. 

Foto 04

Quem nunca reuniu os amigos e revirou a mochila para contar cada centavo e inteirar o valor do lanche? Afinal, ser estudante e estagiário requer algum sacrifício. Essa é uma das situações mais clássicas da vida de um acadêmico.

5- Não deixe para pagar o estacionamento na última hora que a coisa pode ficar cabreira.

12447493_1057315294328099_944324735_n

É comum os alunos irem pagar o bilhete do estacionamento no término das aulas. Porém, não é aconselhável ir nesse horário, pois o que seria uma solução, chegando mais cedo em casa para descansar, pode se tornar uma dor de cabeça daquelas.

6- E se agilize também para garantir a passagem do Praiana.

Foto 06

As passagens de ônibus podem ser compradas pelos estudantes da Univali, no Diretório Central dos Estudantes (DCE). Mas um detalhe: as vendas acontecem somente em 10 dias do mês. Portanto, atenção redobrada, pois é melhor ir EM PÉ no busão do que ir A PÉ até sua casa.

7- Ou quem sabe a melhor maneira mesmo é vir de bike pra aula e ajudar a sustentabilidade.

Foto 07

Caminhando pela Universidade é possível ver aqueles que optam pela sua BMW ou até pelas motos – uma opção que já falta espaço no estacionamento. Porém, contrastando com as grandes marcas automobilísticas, ainda temos a tradicional magrela. O transporte alternativo tem crescido nos últimos tempos e pode ser a melhor opção para evitar o trânsito e chegar antes que o seu colega da Mercedes na aula.

8- Miga sua louca, onde você vai escrever o que o professor passou no quadro?

Foto 08

Se ingressar em uma faculdade já não é tão difícil quanto antigamente, o método de aprendizado que alguns acadêmicos têm adotado também se modernizou. Os novos universitários há tempos trocaram os cadernos e canetas pelos celulares e fones de ouvido.

9- Acho que vou rabiscar aqui na porta do banheiro.

Foto 09
“A vida não é um capítulo de After ♥”

E se na sala de aula já não há mais cadernos, o que os alunos tem feito é escrever no que veem pela frente. As escritas em portas de banheiro são as mais comuns e já viraram tema de estudos. Sejam ideais políticos, fantasias ou versos. Ao entrar na cabine o usuário usa do anonimato para deixar sua marca no mundo, além da marca na privada.

10- E quantas vezes a aula terminou cedo e você foi para o bar com os amigos?

Foto 10

O happy hour preferido dos acadêmicos, é ir ao bar em frente à universidade. Juntar os amigos, beber aquela gelada e jogar conversa fora é o passatempo preferido de muitos. Nesse caso o mais recomendado é que você deixe de lado as conversas sobre aquela prova decisiva de anatomia.

11- O inferno de todo estudante é aquele maldito corredor cheio no começo do semestre.

12600248_1061349837257978_1231977691_n

 É gente pisando no seu pé, empurra empurra e muito calor. A garotada (calouros) vem com empolgação total do tipo: “uhuul, virei advogado.” Mas depois de algumas provas somente os fortes sobrevivem a M3 no fim do semestre.

12- Tomada… Ah, a tomada. É um caso de amor e ódio de todo estudante.

12873519_1059639850762310_1252178669_o

Amor, quando você chega correndo na sala com o celular apitando “conecte-se ao carregador” e ódio quando a tomada está cheia. Aliás, se não fossem as barras de tomadas a convivência entre os alunos seria abalada por uma verdadeira caça á tomada.

Bom meus “queridux” (com sotaque peixeiro, porque é bacana), é isso. Qualquer dúvida procurem seus veteranos lindos ou perguntem aos seus “profes”. Bom semestre a todos e quem permanecer até o final, vai ganhar presente. \o/ #sqn Ah, mais uma coisinha: acostumem-se com a visão diária dos nossos admiráveis tijolinhos, afinal de contas, quem sobreviver terá adoráveis sonhos com os laranjinhas.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s